Saiba o que a ciência diz sobre benefícios e malefícios do café

4 min de leitura
Imagem de: Saiba o que a ciência diz sobre benefícios e malefícios do café
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito com base em artigos científicos, informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Para uma melhor orientação sobre o consumo de qualquer substância, procure por um médico ou um nutricionista. 

O café é um grão mágico. Seja de manhã em casa, seja visitando sua família e acompanhado de um bolo quentinho, seja com os colegas de trabalho, a bebida está no cotidiano do brasileiro.

E é difícil imaginar um dia sem ela. A maioria das pessoas toma todos os dias, alguns mais de uma vez. Bebemos pra acordar, pra fazer uma pausa no serviço, pra socializar. Mas beber tanto café assim faz bem pra você?

Abaixo, saiba mais sobre benefícios e malefícios do café.

O café está no cotidiano dos brasileiros (Fonte: Shutterstock)O café está no cotidiano dos brasileiros (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

O que tem no seu café?

Embora a cafeína seja o composto mais conhecido, no seu cafézinho de todo dia existem muitos outros tipos de compostos químicos que podem afetar a sua saúde de diferentes maneiras:

  • Alcaloides, incluindo a cafeína, são substâncias naturais derivadas de aminoácidos. O café possui também trigonelina, composto que é capaz de reduzir o risco de diabetes do tipo 2.
  • Polifenois, que têm capacidade de prevenir doenças neurodegenerativas e podem fazer muito bem pra circulação do sangue e para o coração. O café possui especialmente compostos do tipo ácidos clorogênicos.
  • Diterpenos, que formam uma espécie de gordura naturalmente liberada pelos grãos durante o preparo da bebida. O café tem cafestol e kahweol, que são capazes de aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
  • Melanoidinas, que não são naturais da planta, mas são gerados durante o processo da torra. Conferem cor, sabor e aroma característicos da bebida e podem ter efeito prebiótico, estimulando a proliferação de bactérias benignas no intestino.

A composição de cada café, entretanto, irá depender da maneira como a planta foi cultivada e alterada durante o processo de fabricação. Ela sofre influência até mesmo do modo de preparar e servir a bebida.

Benefícios da quantidade certa de café

Por conta da composição da substância, o café é uma planta capaz de sintetizar produtos naturais benéficos para a saúde. A cada dia são descobertas novas formas de aproveitar essa farmácia natural, e a partir de pesquisas científicas sabemos alguns benefícios da bebida:

  • O café aumenta a disposição. A cafeína é um alcaloide estimulante para o sistema nervoso central, e por isso combate a sensação de fadiga e dá uma dose extra de energia para o dia a dia.
  • Reduz o risco de diabetes tipo 2. Alguns estudos mostram que a ocorrência da doença reduz em torno de 6% para pacientes que consomem uma xícara por dia. Acredita-se que isso está ligado à capacidade da bebida de preservar algumas células dos pâncreas, mas os cientistas ainda precisam de mais dados para comprovar o efeito.
  • Previne a doenças do cérebro. Muitas pesquisas têm apontado que o café reduz os riscos de síndromes como o Parkinson, com base em dados de idosos que dizem consumir ou não a bebida. Entretanto, ainda não se sabe com precisão como o composto atua.
  • Ajuda na perda de gordura corporal. Segundo dados levantados por pesquisadores, a bebida altera os mecanismos de armazenamento de açúcar e aumenta a disposição para a realização de atividades físicas.
  • Os especialistas também desconfiam que a bebida pode estar associada com a saúde do fígado, já que existe uma relação entre consumo de café e redução do número de mortes por doenças hepáticas.
  • O coração é outro órgão beneficiado. O consumo de três a cinco xícaras por dias reduz em até 15% o risco de doenças cardíacas, segundo pesquisas.

Quais são os malefícios do café?

Ainda que traga muitos benefícios, é preciso moderação. O excesso de cafeína também pode causar desidratação, que gera o sentimento de irritação ou ansiedade. Além disso pode afetar a qualidade do sono, fundamental para a regulação do metabolismo.

Por isso, controle os copinhos que você toma e siga as seguintes orientações:

  • Não exagerar na dose. Os especialistas recomendam menos de 400 miligramas de cafeína por dia (uma xícara tem entre 80 e 100 mg).
  • Corte o consumo de café durante a gravidez. Ainda não existem dados conclusivos sobre a segurança da substância para a saúde de gestantes. Por isso é recomendado manter o consumo numa faixa segura, metade do recomendado para adultos.
  • Evite café no fim do dia. A cafeína permanece no corpo por muitas horas e por isso uma xícara no final do expediente pode acabar atrapalhando a qualidade do sono.
  • Beba sem açúcar. O café pode até ser uma bebida saudável, mas consumir com doses exageradas de açúcar pode contrabalancear os benefícios da bebida, e por isso é importante maneirar. O mesmo vale para xaropes, aromatizantes e chantilly. Grãos de melhor qualidade e torras menos escuras são naturalmente mais suaves e adocicados, evitando assim a tentação do uso do açúcar.

Além de ser uma paixão nacional, a bebida é importante para a saúde de todos os brasileiros. Os benefícios do seu consumo são muitos e ainda estão sendo descobertos todos os dias, desde que consumido com moderação. E você, já tomou seu cafézinho do dia?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.