Primeira imagem colorida do telescópio James Webb ganha data de divulgação

1 min de leitura
Imagem de: Primeira imagem colorida do telescópio James Webb ganha data de divulgação
Imagem: NASA

No início de maio, um astrônomo que supervisiona o Telescópio Espacial James Webb divulgou que as primeiras imagens coloridas fotografadas pelo equipamento serão reveladas em julho. Agora, foi divulgada a data oficial: a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), em parceria com outras agências espaciais, liberará fotos coloridas feitas pelo equipamento espacial no dia 12 de julho de 2022.

As fotografias serão capturadas com um sensor infravermelho (NIRcam) e um infravermelho médio (MIRI), dois dos quatro instrumentos científicos do Webb  — os outros dois classificam luzes recebidas de objetos distantes para entender dados como, por exemplo, a composição química e temperatura desses objetos. Ao todo, os instrumentos oferecem 17 modos científicos.

Segundo o cientista e técnico do projeto, Klaus Pontoppidan, o objetivo das fotografias coloridas é mostrar o potencial das observações realizadas pelo James Webb. Contudo, até o momento, não foi revelada a quantidade de imagens que serão liberadas.

“Nossos objetivos para as primeiras imagens e dados do Webb são mostrar os poderosos instrumentos do telescópio e prever a missão científica que está por vir.... Vamos divulgar os dados científicos dessas observações também – não apenas os JPGs coloridos, mas também os dados quantitativos reais – para a comunidade astronômica”, disse Pontoppidan ao site Inverse.

O Webb já enviou algumas imagens, mas é a primeira vez que serão liberadas fotografias coloridasO Webb já enviou algumas imagens, mas é a primeira vez que serão liberadas fotografias coloridasFonte:  NASA 

O espaço em cores

As primeiras imagens coloridas do telescópio serão de objetos cósmicos escolhidos em uma lista escrita por um comitê que inclui profissionais da NASA, da Agência Espacial Europeia, da Agência Espacial Canadense e do Space Telescope Science Institute.

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado em dezembro de 2021 e, desde então, os cientistas preparam o dispositivo para começar capturar dados na prática — os pesquisadores estavam alinhando os espelhos do telescópio e calibrando os quatro instrumentos científicos.

O Telescópio Espacial James Webb tem quatro principais objetivos, são eles: estudar a luz de galáxias distantes que formaram o universo após o big bang; estudar a formação e evolução das galáxias; estudar a origem e evolução das estrelas e sistemas planetários; e tentar entender a origem da vida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.