Estudantes criam estação de carregamento solar para carros elétricos

1 min de leitura
Imagem de: Estudantes criam estação de carregamento solar para carros elétricos
Imagem: UIC

Há pouco mais de duas semanas, a Universidade de Illinois em Chicago (UIC) anunciou que um time de estudantes de engenharia desenvolveu uma estação de carregamento solar para carros elétricos. Na realidade, o projeto foi desenvolvido para o Gemma, um carro elétrico usado pelo escritório de planejamento, sustentabilidade e gerenciamento de projetos da universidade.

Três estudantes do curso de engenharia mecânica e um aluno de engenharia biomédica criaram uma estação de carregamento com um painel solar de 300 watts, capaz de realizar uma carga completa. De acordo com a universidade, normalmente, o carro permanece carregando durante a noite.

“Para carregar o Gemma fora da rede, implementamos um painel solar de 300 watts. O painel solar carrega uma bateria que é usada para carregar Gemma à noite. A estação de carga implementa o rastreamento solar manual e possui 12 configurações para que seja inclinada a ser mais eficiente a cada mês”, disse Joe Downie, aluno de engenharia mecânica que participou do projeto, em um comunicado publicado pela instituição.

Carro elétrico Gemma da Universidade de Illinois em ChicagoCarro elétrico Gemma da Universidade de Illinois em ChicagoFonte:  UIC 

O veículo também é usado para fazer entregas de comida da Food Recovery Network (FRN), um projeto anti-desperdício de alimentos da UIC que entrega comidas para moradores de rua — basicamente, eles recuperam alimentos que seriam jogados fora e doam para abrigos parceiros.

Estação de carregamento

A estação de carregamento começou a ser desenvolvida em 2020, contudo, o projeto foi pausado após a paralisação da universidade por conta da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Felizmente, os alunos continuaram o trabalho em home-office.

A equipe também planeja mudar a tecnologia para um trailer e oferecer uma estação de carregamento móvel — na verdade, o objetivo era esse desde o início. “Esperamos três meses pela chegada de um trailer que pedimos. Cancelamos o pedido e fizemos a transição para um sistema estacionário”, disse Downie.

A novidade foi desenvolvida para o Engineers for a Sustainable World (em português, engenheiros para um mundo sustentável), um projeto da faculdade de engenharia da UIC, fundado em 2020, para a criação de tecnologias sustentáveis.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.