Primeiro carro elétrico da BMW faz 50 anos; veja imagens

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro carro elétrico da BMW faz 50 anos; veja imagens
Imagem: BMW

A BMW, uma das fabricantes de veículos mais tradicionais do mundo, está comemorou na segunda-feira (9) o cinquentenário do seu primeiro carro elétrico: o BMW 1602 “Elektro-antrieb” (acionamento elétrico em tradução livre).

O veículo de cor laranja brilhante foi fabricado especialmente para os Jogos Olímpicos de 1972, realizados em Munique, sede da montadora alemã.

Antecipando-se em um ano à crise do petróleo, a companhia construiu duas unidades em forma de protótipo que, durante o evento mundial, serviram para a movimentação dos membros do comitê olímpico, além de apoio aos cinegrafistas. Demonstrando visão de futuro, o carro foi o prelúdio da geração “i” da BMW, como o i3, o i4 ou o iX SUV.

Fonte: BMW Brasil/DivulgaçãoFonte: BMW Brasil/DivulgaçãoFonte:  BMW Brasil 

Como funcionava o primeiro carro elétrico da BMW?

O BMW 1602 Elektro-antrieb, que se encontra totalmente funcional no BMW Museum, foi construído com base no modelo 1602 de combustão. Algumas alterações foram feitas, como a substituição da alavanca de marchas por um seletor de direção no modelo elétrico, e a retirada do cano de escapamento na versão de emissão zero.

Fonte: BMW Brasil/Divulgação.Fonte: BMW Brasil/Divulgação.Fonte:  BMW Brasil 

No painel do modelo elétrico, foram também adicionados alguns marcadores, como o indicador do nível da bateria. Mas, a grande mudança fica debaixo do capô dianteiro, cuja abertura revela uma dúzia de baterias chumbo-ácido de 12 volts fabricadas pela Varta, que pesavam cerca de 350 quilos.

O veículo cinquentão é capaz de uma potência máxima de 32 kW, ou 43 CVs, em seu motor instalado ao lado da bateria. Como os modelos de combustão, o carro tem tração traseira e desenvolve até 100 km/h.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.