Ministério da Saúde anuncia dois casos suspeitos de varíola de macacos

1 min de leitura
Imagem de: Ministério da Saúde anuncia dois casos suspeitos de varíola de macacos
Imagem: Shutterstock

Nesta segunda-feira (30), o Ministério da Saúde anunciou que existem dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil, um em Santa Catarina e outro no Ceará. De acordo com uma nota enviada à BBC, a pasta afirma que ainda não há casos confirmados e que "está em contato com estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde."

Os pacientes estão isolados para se recuperarem melhor e também para serem monitorados pelas equipe de investigação. Um terceiro possível caso está sendo investigado no Rio Grande do Sul, mas ainda não foi definido como caso suspeito.

"Não existe caso suspeito até o momento no Estado. Todos os pacientes seguem sendo monitorados de forma técnica e, se for enquadrado no quadro clínico, será suspeito", disse o Ministério da Saúde à BBC.

Recentemente, a Moderna anunciou que começou os primeiros testes da vacina contra varíola dos macacosRecentemente, a Moderna anunciou que começou os primeiros testes da vacina contra varíola dos macacosFonte:  Unsplash 

Casos confirmados e suspeitos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), já foram confirmados 257 casos de pessoas infectadas com varíola dos macacos em 20 países não endêmicos, ou seja, onde o vírus da varíola não é encontrado comumente — até então, a vírus é comum apenas em algumas regiões da África.

Até o momento, nenhuma morte foi relatada e, além dos casos confirmados, a OMS também afirmou que existem outros 120 casos suspeitos em investigação. O primeiro brasileiro confirmado com a doença recebeu o diagnóstico na Alemanha, durante um período em que viajava na Europa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.