Sonda espacial Insight Mars da NASA posta sua última selfie

1 min de leitura
Imagem de: Sonda espacial Insight Mars da NASA posta sua última selfie
Imagem: Shutterstock

A sonda espacial Insight Mars da NASA (agência espacial dos Estados Unidos) está se aposentando. Ela, que começou a explorar o planeta vermelho em novembro de 2018, subiu sua última selfie através das redes sociais da agência espacial nesta semana antes de ser desligada.

A interrupção das atividades já havia sido anunciada pelo órgão de pesquisa americano, devido à grande quantidade de poeira que se depositou sobre o aparelho. O material impede que os painéis solares captem energia para manter o dispositivo operando.

A selfie mostra dois momentos da operação: a sonda no décimo dia de missão e agora. Após quase quatro anos de operação, o equipamento é quase irreconhecível sob tanta poeira. Os painéis solares com capacidade de captar 5 mil watts-horas estão operando com apenas 500.

Em uma publicação recente, a NASA lamenta a falta de sorte. Segundo eles, se o vento varresse apenas uma parte da poeira - 25% do material - a sonda ganharia uma capacidade de 1.000 watts-horas, o suficiente para seguir operando.

No passado, rovers como o Spirit e o Opportunity tiveram dispositivos acoplados capazes de limpar o material acumulado sobre eles. Entretanto isso não aconteceu com a InSight. Os pesquisadores até tentaram usar os braços robóticos da sonda para limpar o aparelho, mas a operação foi pouco eficiente.

Ainda assim, a missão foi um sucesso. Projetada para atuar por dois anos, o equipamento superou sua vida útil.

Ela analisou mais de 1.300 terremotos no planeta vermelho, inclusive o maior já detectado nesse planeta até hoje, que atingiu magnitude 5. Graças a ela, os cientistas descobriram que o núcleo de Marte é muito menor do que se sabia, por exemplo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.