Exame de sangue que detecta risco de Alzheimer é lançado no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Exame de sangue que detecta risco de Alzheimer é lançado no Brasil
Imagem: Dasa

Aprovado recentemente nos Estados Unidos, um exame de sangue capaz de avaliar o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer (DA) acaba de ser disponibilizado no Brasil pelas marcas de medicina diagnóstica do grupo hospitalar Dasa.

O novo teste sanguíneo já pode ser feito em laboratórios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso e Bahia.

O novo teste de risco de DA é indicado para pessoas que estejam com um comprometimento cognitivo leve ou já com suspeita de demência. Além de auxiliar o médico no diagnóstico, o procedimento evita a realização da punção lombar para coleta do liquor, uma técnica invasiva que custa pelo menos três vezes mais do que o exame de sangue.

Feita a coleta do material, o novo exame utiliza um processo chamado espectrometria de massas, que detecta a presença, mesmo em pequenas concentrações, dos tipos 40 e 42 da proteína beta-amiloide, considerado atualmente o melhor biomarcador para a DA.

A Doença de Alzheimer

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

Atualmente, cerca de 1,2 milhão de brasileiros têm Alzheimer, sendo que grande parte dessa população ainda não foi diagnosticada. A doença provoca perda da memória recente, desorientação no tempo e espaço e perda de iniciativa e de motivação. Causada pela morte de células cerebrais, essa demência neurodegenerativa é progressiva e apresenta também sinais de depressão e agressividade.

"Sabemos que o diagnóstico precoce possibilita desacelerar a progressão da doença e garante mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família”, afirma o diretor médico da Dasa, Gustavo Campana, em comunicado.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.