Neste sábado (30), Vênus e Júpiter entram em conjunção; saiba como observar

1 min de leitura
Imagem de: Neste sábado (30), Vênus e Júpiter entram em conjunção; saiba como observar
Imagem: Pexels

Nesse fim de semana está marcado um encontro entre os dois planetas mais brilhantes do céu: Vênus e Júpiter. Netuno também deve se juntar a eles, mas não será visível a olho nu.

A conjunção aparente entre os planetas irá acontecer a partir da madrugada de sábado (30) até domingo (1°). O auge será às 16h do sábado.

O gigante Júpiter (na foto com sua lua Io), deve entrar em conjução com Vênus esse fim de semana (Fonte: Pixabay/flflflflfl)O gigante Júpiter (na foto com sua lua Io), deve entrar em conjução com Vênus esse fim de semana (Fonte: Pixabay/flflflflfl)Fonte:  Pixabay 

A aproximação será visível em todo o território nacional. Entretanto, a posição dos astros irá variar dependendo da região do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, eles estarão a 18 graus um do outro no céu, às 4h30 da manhã, na direção do nascer do sol.

À noite, será fácil reconhecê-los, porque são os astros mais brilhantes sobre nós. Durante a claridade do dia, entretanto, não vai ser possível observar o evento a olhos nus (não é recomendado encarar o céu do dia sem usar proteções como óculos).

Com um telescópio, entretanto, o poder de visão aumenta. À noite, será possível encontrar até mesmo Netuno, que se junta aos vizinhos. Os três planetas estarão em conjunção, isto é, alinhados sobre uma coordenada celeste.

O Observatório Nacional, no seu canal no YouTube, irá fazer duas transmissões do evento ao vivo. A realização é feita em parceria com astrônomos profissionais e amadores. As lives serão a partir das 4h da manhã, tanto no sábado quanto no domingo.

A última conjunção entre os dois planetas foi em fevereiro do ano passado, mas na ocasião não foi possível ver o encontro, porque os planetas estavam muito próximos do sol. A próxima conjunção está prevista para março de 2023

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.