China confirma primeiro caso humano de gripe aviária H3N8

1 min de leitura
Imagem de: China confirma primeiro caso humano de gripe aviária H3N8
Imagem: Shutterstock

A China confirmou sua primeira infecção humana com a cepa H3N8 da gripe aviária. O caso foi registrado em um menino de quatro anos, residente da província de Henan, que teve contato com galinhas e corvos criados em casa, de acordo com comunicado da Comissão Nacional de Saúde chinesa.

O garoto apresentou febre e outros sintomas gripais em 5 de abril, e a confirmação da infecção por H3N8 foi publicada na terça-feira (26). A variante é comum em cavalos e cães e já foi responsável pela morte de mais de 160 focas nos Estados Unidos no ano passado.

China confirma primeiro caso humano de gripe aviária H3N8China confirma primeiro caso humano de gripe aviária H3N8Fonte:  Shutterstock 

Apesar de deixar as autoridades de saúde em alerta, o risco de disseminação entre pessoas é baixo, segundo os especialistas. A comissão de saúde afirmou que realizou um estudo inicial, no qual a variante ainda não tinha capacidade de infectar efetivamente humanos.

Análises da sequência do genoma do vírus encontrado no garoto indicam que o vírus H3N8, no caso dele, é fruto de um rearranjo, que geralmente ocorre quando dois vírus infectam a mesma célula, ao mesmo tempo.

A China possui enormes populações de aves de criação e selvagens e, segundo estudiosos, muitas espécies fornecem um ambiente ideal para que os vírus aviários se misturem e sofram mutações. Alguns infectam esporadicamente pessoas, geralmente aquelas que trabalham com aves — motivo pelo qual a vigilância para infecções zoonóticas no país é alta.

O monitoramento é importante porque, embora raras, essas infecções em humanos podem levar a mutações adaptativas nos vírus para que passe a infectar mamíferos, como aconteceu no caso da covid-19.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.