Cientistas japoneses inventam hashi elétrico que realça sabor salgado

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas japoneses inventam hashi elétrico que realça sabor salgado
Imagem: Shutterstock

Pesquisadores japoneses inventaram um novo dispositivo capaz de realçar o gosto salgado dos alimentos. Modificando os hashis, tradicionais palitos usados como talheres nas culturas orientais, foi possível estimular os sabores da comida através de estímulos elétricos.

Hashi elétrico que realça o sabor salgado nos alimentos (Meiji University)Hashi elétrico que realça o sabor salgado nos alimentos (Meiji University)Fonte:  Meiji University 

O novo equipamento consiste em uma pulseira capaz de gerar uma corrente elétrica que atravessa os palitos até o alimento e estimula os íons de sódio, responsáveis por aumentar a sensação do sabor salgado na boca em até 1,5 vez.

A ideia é que os novos hashis sejam capazes de reduzir o consumo de sal, principalmente no Japão, onde a culinária favorece pratos salgados. Estima-se que um japonês adulto consome diariamente o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

O consumo excessivo desse tempero é um problema de saúde pública, pois pode levar à pressão alta, derrames e outras doenças. Entretanto é difícil promover a reeducação alimentar da população, visto que o sabor é especialmente prazeroso para o paladar humano.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria entre o professor da Universidade Meiji, Homei Miyashita e a fabricante de bebidas Kirin Holdings Co. O pesquisador é especialista na exploração das experiências sensoriais humanas através da tecnologia.

Seu grupo também desenvolveu no ano passado, uma tela de TV capaz de imitar os sabores da comida. Miyashita está refinando o protótipo dos palitos que foi divulgado. A intenção é comercializá-los já no próximo ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.