Cientistas conseguem ativar sonhos lúcidos usando remédio para Alzheimer

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas conseguem ativar sonhos lúcidos usando remédio para Alzheimer
Imagem: Shutterstock

Um fenômeno que pelo menos dois terços da população mundial já experimentaram, os sonhos lúcidos são um estado perceptível de consciência no qual a pessoa permanece ciente de que está sonhando enquanto dorme. Um dos maiores desejos dos sonhadores – uma maneira eficaz de produzir esse estado sonambúlico consciente – foi obtido por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison e do Lucidity Institute do Havaí, ambas nos Estados Unidos.

Durante um sonho lúcido, a pessoa consegue perceber que está sonhandoDurante um sonho lúcido, a pessoa consegue perceber que está sonhandoFonte:  Shutterstock 

Para induzir esses sonhos, nos quais sabemos que estamos sonhando e até mesmo conseguimos influenciar o conteúdo das ações, os cientistas investigaram a relação existente entre a ativação do sonho lúcido com o sono de movimento rápido dos olhos (REM). Foi analisada, de forma detalhada, a tese de que enzimas chamadas inibidores de acetilcolinesterase (AChEls) podem aumentar a frequência dos sonhos conscientes.

A pesquisa original, realizada em 2018, utilizou um desses AChEIs – a galantamina – um remédio usado para tratar a perda de memória durante a doença de Alzheimer. A investigação foi feita com uma população de 121 participantes, a maioria deles com grande interesse em sonhos lúcidos, e vivências na técnica “indução mnemônica de sonho lúcido” (MILD).

Metodologia da pesquisa sobre sonhos lúcidos

Remédio usado para tratar Alzheimer foi capaz de induzir sonhos lúcidos dentro do estudoRemédio usado para tratar Alzheimer foi capaz de induzir sonhos lúcidos dentro do estudoFonte:  Shutterstock 

Durante três noites seguidas, esses voluntários seguiram um protocolo: tomaram doses crescentes de galantamina, começando com um placebo, depois 4 mg, e 8 mg na última noite. As cápsulas eram ingeridas após 4,5 horas de sono, quando os participantes acordavam, praticavam a MILD e voltavam a dormir depois de 30 minutos.

14% dos que tomaram placebo e praticaram apenas a MILD relataram um sonho lúcido, percentual que aumentou para 27% entre os que tomaram 4 mg de galantamina, e 42% entre os que tomaram 8 mg do fármaco.

A conclusão foi de que a galantamina é capaz de aumentar a ocorrência de sonhos lúcidos conforme a dose administrada. Dessa forma, a técnica de ingerir o fármaco no último terço da noite, com interrupção do sono por meia hora, e com um preparo mental focado de maneira adequada, revelou-se o método mais eficaz de provocar sonhos lúcidos atualmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.