Dia da Terra: veja 5 filmes e séries para conhecer melhor o planeta

1 min de leitura
Imagem de: Dia da Terra: veja 5 filmes e séries para conhecer melhor o planeta
Imagem: Shutterstock

Hoje, 22 de abril, é o Dia da Terra, uma data celebrada anualmente desde 1970. Não se trata de comemoração, ou festividade, mas sim de um dia para reflexão. De que forma as nossas ações no dia a dia têm impactado de forma negativa a vida em nosso planeta? Será que temos ideia de que a nossa omissão, enquanto cidadãos, está contribuindo para que os nossos governantes descuidem da preservação da natureza?

Essas questões, levantadas anualmente por bilhões de pessoas desde que o senador americano Gaylord Nelson convocou o primeiro Dia da Terra, há 52 anos, têm de ser atualizadas constantemente.

Veja abaixo cinco produções audiovisuais que ajudam a compreender o tema.

Amazônia: Sociedade Anônima

Amazônia: Sociedade Anônima é um documentário dirigido pelo brasileiro Estevão Ciavatta que, de forma didática, expõe toda a trama de corrupção, mentiras e ganância que envolvem o maior crime ambiental do planeta: o desmatamento da floresta amazônica.

Disponível no Globoplay.

A Ursa Polar

Dirigido pelos renomados criadores da Disneynature, Alastair Fothergill e Jeff Wilson, A Ursa Polar segue uma mamãe ursa que deve ensinar seus filhotes a sobreviver em um dos ambientes mais inóspitos do mundo: aquele arruinado pelos seres humanos.

Disponível no Disney+.

Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo

Lançada no dia 13 de abril, essa série documental de cinco capítulos é narrada pelo ex-presidente americano Barack Obama, e mostra alguns dos parques nacionais mais espetaculares do planeta, como a Patagônia, o Parque Nacional de Tsavo, o Santuário Marinho Nacional da Baía de Monterey e o Parque Nacional de Gunung Leuser.

Disponível na Netflix.

Um Planeta Perfeito

Narrada pelo documentarista britânico David Attenborough, a série de cinco capítulos usa a força de suas imagens para falar de cinco elementos poderosos, e destrutivos, que podem determinar a sobrevivência, ou não, da Terra: vulcões, o Sol, o clima, correntes e, finalmente, os atos inconsequentes dos seres humanos.

Disponível na Amazon Prime Vídeo e no Discovery+, com narração de Antônio Fagundes.

Ameaçados

Nesta série de 14 capítulos, a bióloga brasileira Sofia Graça Aranha vive uma odisseia pessoal através dos mares do planeta, apresentando os animais mais ameaçados dos oceanos, e analisando as razões pelas quais nós os tememos.

Disponível no Canal Off (Canais Globo/Globoplay) e no Vivo Play.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.