Homem tem TPM? Conheça mais sobre a Síndrome do Homem Irritável

3 min de leitura
Imagem de: Homem tem TPM? Conheça mais sobre a Síndrome do Homem Irritável
Imagem: Shutterstock

Assim como as mulheres, os homens cis também experimentam mudanças hormonais. Todos os dias os níveis de testosterona amanhecem altos e caem durante a noite. Essa variação também ocorre ao largo das semanas e dos meses.

Essas flutuações hormonais podem causar sintomas de irritação, depressão, fadiga e alteração de humor. Mas seriam essas oscilações regulares o suficiente para serem comparadas à Tensão Pré-Menstrual (TPM) das mulheres cis? Há quem diga que sim.

Síndrome do Homem Irritável (SHI)

A Síndrome do Homem Irritável (SHI) é caracterizada por alterações do humor nos homens, e por isso é conhecida como TPM feminina (Fonte: Shutterstock)A Síndrome do Homem Irritável (SHI) é caracterizada por alterações do humor nos homens, e por isso é conhecida como TPM feminina (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Há profissionais de saúde que defendem a existência de uma condição de saúde masculina equivalente à TPM feminina. A chamada Síndrome do Homem Irritável seria causada pela redução dos níveis de testosterona em homens.

O termo foi cunhado pelo psicoterapeuta Jed Diamond, em seu livro de mesmo nome, que diz que também ocorrem flutuações hormonais no rapazes capazes de provocar sintomas semelhantes aos do processo sofrido pelas mulheres.

Entretanto, a queda na produção desse esteroide é gradativa e natural ao longo da vida. Para constituir um problema real de saúde, a mudança deveria ser atípica. Segundo quem defende a teoria, situações como essa podem decorrer de má alimentação, questões emocionais, estresse ou traumas.

Por isso, até o momento, a síndrome não é oficialmente reconhecida pela ciência. A teoria de sua existência ganha força com base em estudos científicos feitos em outros mamíferos, mas é importante ressaltar que não existem evidências dela em pesquisas com seres humanos.

Variações atípicas dos níveis de testosterona podem estar na raiz do problema (Fonte: Shutterstock)Variações atípicas dos níveis de testosterona podem estar na raiz do problema (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Chama a atenção o quadro sintomático que leva a doença a ser comparada à TPM feminina. Homens cis que sofram do mal apresentam sinais de irritabilidade, agressividade, apatia, tristeza e desânimo. Mas as semelhanças param por aí.

A SHI, se comprovada sua existência, é uma síndrome pontual e que possui solução. A TPM, por outro lado, é consequência dos ciclos mensais de menstruação das mulheres e não é um problema de saúde.

Importância da testosterona

A testosterona atua no crescimento de pelos, engrossamento da voz, produção de espermatozoides e desenvolvimento de massa muscular no homem cis, sendo o principal hormônio masculino.

Esse esteroide, entretanto, não é o equivalente masculino do estrogênio, já que eles possuem funções diferentes no organismo. Inclusive, os dois são produzidos por ambos os sexos. O que muda é apenas a concentração.

O tratamento recomendado para quedas bruscas do composto constitui de psicoterapia e mudanças na rotina, incluindo a prática de exercícios e melhoria da alimentação. Em alguns casos podem ser receitados métodos de reposição de testosterona.

A testosterona está associada, entre outras funções, ao ganho de massa muscular (Fonte: Shutterstock)A testosterona está associada, entre outras funções, ao ganho de massa muscular (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Um argumento contra a existência da SHI é que naturalmente os homens costumam produzir menos testosterona com o avanço da idade. Calcula-se que quase metade daqueles com mais de 45 anos tem níveis abaixo do normal. Coloquialmente, o processo é chamado de andropausa.

O que é a Andropausa?

Esse problema pode estar ligado a muitos fatores: doenças nos testículos, pressão alta, diabetes, baixo desejo sexual, perda de densidade óssea ou massa muscular etc. Algumas vezes os médicos nem sequer conseguem apontar a causa da desordem.

Alguns profissionais reforçam que mudanças emocionais estão entre as consequências normais da falta do hormônio. Abraham Morgentaler, fundador da clínica médica Men's Health, em Boston, nos Estados Unidos, é um deles.

A redução da testosterona é natural com o avanço da idade (Fonte: Shutterstock)A redução da testosterona é natural com o avanço da idade (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Segundo ele, homens com baixos níveis de testosterona sentem uma reserva emocional mais baixa. “Eles têm um fusível mais curto", diz ao site WebMD. Algumas pesquisas mostram até mesmo que eles podem sofrer com ondas de calor, semelhante as da menopausa feminina.

Entretanto os dois processos são muito diferentes. Durante a menopausa, a produção de estrogênio cai drasticamente, enquanto a testosterona reduz ao longo da vida. Muitos cientistas defendem que não é possível falar em menopausa masculina.

Além disso, apesar da redução na concentração do hormônio certamente causar baixa libido, problemas no desempenho sexual e disfunção erétil, existem poucas evidências de que ela esteja associada a fadiga, depressão e variações de humor.

“Acho um pouco ingênuo pensar que tudo está relacionado à testosterona”, diz ao WebMD, Alvin Matsumoto, professor da Escola de Medicina da Universidade de Washington. “Acho que muitas coisas acontecem quando você envelhece.”

O especialista aponta para o fato de que os problemas de saúde e o estigma sobre a própria velhice, por si só são propícios para o mal humor. Adicione na conta a performance insatisfatória na vida sexual e você terá um homem irritado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.