Cientistas encontram primeiro ninho de Titanossauros do Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas encontram primeiro ninho de Titanossauros do Brasil
Imagem: Shutterstock

Pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro encontraram um ninho com 20 ovos fossilizados de titanossauros em Uberaba, Minas Gerais. Esse é o primeiro sítio de nidificação dessa espécie encontrado no país.

A descoberta foi publicada na revista científica Scientific Reports, que pertence ao grupo Nature. A descoberta foi recebida com entusiasmo pela comunidade paleontológica brasileira.

Primeiro fóssil de ninhada de titanossauros é encontrada no Brasil, em Uberaba (Fonte: UFMT/Reprodução)
Primeiro fóssil de ninhada de titanossauros é encontrada no Brasil, em Uberaba (Fonte: UFTM/Reprodução)

Em 1951, foi descrito o primeiro fóssil encontrado na cidade. Desde então, Uberaba se tornou sede de importantes sítios paleontológicos, e as pesquisas na região se intensificaram. Mas até então eram descobertos apenas ovos isolados.

Os titanossauros eram herbívoros que habitaram todos os continentes durante o período Cretáceo. Particularmente aqui, na América do Sul, houve uma proliferação dessas espécies. Esse sucesso é atribuído a diferentes características do animal, inclusive do seu comportamento de nidificação — formação e cuidado com os ninhos.

Fósseis como esse já foram encontrados em diversos países como Espanha, França, Romênia, Índia e, especialmente, Argentina. Foram os dados coletados nas descobertas anteriores que permitiram aos cientistas brasileiros caracterizarem o ninho mineiro.

ARTIGO Scientific Reports: doi.org/10.1038/s41598-022-09125-9

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.