Novo tratamento elimina pedra dos rins com ultrassom, sem anestesia

1 min de leitura
Imagem de: Novo tratamento elimina pedra dos rins com ultrassom, sem anestesia
Imagem: Shutterstock

Uma nova técnica para eliminar cálculos renais foi desenvolvida por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington. Divulgada em um artigo publicado na revista científica Journal of Urology na terça-feira (22), a litotripsia por ondas de explosão (BWL na sigla em inglês) usa rajadas de ultrassom para fragmentar as pedras nos rins em dez minutos, sem necessidade de anestesia e com risco mínimo de lesões.

Uma condição médica muito comum e muito dolorosa, os cálculos renais se formam quando a urina apresenta quantidade mais elevadas de algumas substâncias, como cálcio, ácido úrico e oxalato, que se cristalizam, formando massas sólidas. Afetando um em cada dez americanos, e com um impacto no sistema de saúde estimado em US$ 10 bilhões por ano nos Estados Unidos, essas "pedrinhas" são às vezes tão grandes que não passam pelo trato urinário.

Fonte: Harper et al./The Journal of Urology/Divulgação.Fonte: Harper et al./The Journal of Urology/Divulgação.Fonte:  Harper et al./The Journal of Urology 

Metodologia do estudo

O tratamento para eliminar cálculos renais não expelidos espontaneamente mais praticado atualmente é a litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO), realizada em hospitais ou clínicas. Sob sedação, o paciente se deita em uma mesa acolchoada sobre uma almofada cheia de água. Em seguida, uma máquina envia poderosas ondas de energia através da água para o corpo do paciente, para que as pedras se quebrem em pedaços menores.

Em contraste com as ondas de choque do LECO, os autores do atual estudo optaram por aplicações da BWL – sem sedação ou anestesia – durante períodos inferiores a dez minutos, em 19 pacientes com 25 cálculos confirmados. Estas pessoas foram submetidas posteriormente à ureteroscopia, uma espécie de endoscopia feita através da uretra e de um ureter até o rim.

Os resultados mostraram uma mediana de 90% de cominuição (fragmentação) do volume total do cálculo em fragmentos = 2 mm dentro de 10 minutos de exposição à BWL, com leves lesões teciduais.

ARTIGO: The Journal of Urology - DOI: 10.1097/JU.0000000000002446.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.