Vacina contra chikungunya do Butantan é segura e eficaz, mostram dados

1 min de leitura
Imagem de: Vacina contra chikungunya do Butantan é segura e eficaz, mostram dados
Imagem: Shutterstock

O Instituto Butantan divulgou na terça-feira (15) os resultados finais do ensaio clínico de fase 3 da vacina contra a chikungunya, desenvolvida em parceria com a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva. Além de mostrar-se seguro e causar reações adversas mínimas, o imunizante teve divulgada anteriormente uma taxa de soroconversão (anticorpos) de 98,5% tanto em adultos quanto em idosos acima de 65 anos.

Passados seis meses da aplicação da vacina, os dados mostraram a presença de anticorpos neutralizantes em 96,3% da população analisada. Conduzido nos EUA, o estudo teve a participação de 4.115 homens e mulheres.

O indicador, que continuará sendo monitorado por até cinco anos, é significativo, pois o país norte-americano não é uma região endêmica de chikungunya, o que implica em uma produção menor de anticorpos naturais.

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

Sobre a chikungunya

Transmitida pelos mosquitos da dengue (Aedes aegypti e Aedes albopictus), a chikungunya é uma doença sem cura, cujo tratamento se resume ao alívio dos sintomas. Além de febre, a arbovirose causa dor de cabeça, dores nas articulações náusea, fadiga, erupções cutâneas, além da dor muscular que é a origem do nome da doença (“aqueles que se dobram” de dor em swahili).

De acordo com o Instituto Butantan, o diretor médico da Valneva, Juan Carlos Jaramillo, afirmou que "entregar pela primeira vez os resultados finais de fase 3 de uma vacina contra chikungunya significa que estamos um passo mais próximos de solucionar uma importante e crescente ameaça de saúde pública.”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.