Algoritmo é capaz de traduzir grunhidos de porcos em emoções

1 min de leitura
Imagem de: Algoritmo é capaz de traduzir grunhidos de porcos em emoções
Imagem: Pixabay

Uma equipe internacional de pesquisadores analisou mais de sete mil gravações de áudio e descobriu que os porcos expressam suas emoções através dos grunhidos. A descoberta foi publicada na revista científica Scientific Reports, do grupo Nature.

Os animais foram submetidos a diversas situações durante as quais os sons foram gravados, algumas delas positivas e outras negativas. Suínos em diferentes fases da vida foram usados na pesquisa, desde os recém-nascidos até os mais velhos.

Pesquisadores desenvolveram um algoritmo capaz de traduzir os grunhidos de porcos em emoções (Fonte: Pixabay/Lichtsammler)Pesquisadores desenvolveram um algoritmo capaz de traduzir os grunhidos de porcos em emoções (Fonte: Pixabay/Lichtsammler)Fonte:  Pixabay 

A descoberta prova que os grunhidos emitidos por esses animais servem para comunicar os sentimentos deles, ainda que de maneira primitiva. Os dados podem ser usados, por exemplo, para melhorar o bem-estar geral das criações.

Nos estábulos onde os experimentos foram realizados, foram elaborados cenários simulados para provocar a emoção dos animais. Os sinais fisiológicos, como batimentos cardíacos, foram registrados, assim como o comportamento dos bichos foi observado.

Analisando todo o material coletado com um algoritmo desenvolvido pelo próprios grupo, os cientistas conseguiram identificar padrões nos sons emitidos. O estudo revelou, por exemplo, que grunhidos curtos estavam mais relacionados com situações de felicidade - amamentação ou reunião com a família, por exemplo.

Por outro lado, situações negativas, como brigas, separação, castração ou abate, levaram a gritos e guinchos em alta frequência. Além disso, as situações entre os extremos foram as que mais chamaram a atenção.

Padrões mais complexos que aqueles que já eram esperados foram encontrados. O programa desenvolvido permitiu que os especialistas traduzissem esses registros elaborados com grande riqueza de detalhes em alguns casos.

"Com o algoritmo, podemos classificar 92% dos grunhidos com a emoção correta", explica Elodie Briefer, coautora do estudo. "Assim, nós provamos que ele pode ser usado para decodificar e entender as emoções dos porcos."

ARTIGO Scientific Reports: doi.org/10.1038/s41598-022-07174-8

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.