Vape: cientistas encontram substâncias desconhecidas em dispositivos

Imagem de: Vape: cientistas encontram substâncias desconhecidas em dispositivos
Imagem: Shutterstock

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, realizaram um estudo pioneiro com líquidos e aerossóis utilizados no vape. Grande parte das substâncias encontradas tem efeitos desconhecidos no organismo, e outras conhecidas, como a cafeína, não estão descritas pelos fabricantes.

O cigarro eletrônico tem se popularizado entre fumantes, ex-fumantes e o público não tabagista, com a promessa de serem mais saudáveis que cigarros tradicionais.

VapingDispositivos podem conter substâncias potencialmente perigosas para o organismo (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock

Esse dispositivo que possui bateria recarregável, recebe cargas de líquidos, chamados popularmente de essências, que são comercializadas com diversos sabores. Apesar da alta procura, esses dispositivos têm sua venda, distribuição e propaganda proibidos no Brasil.

O experimento testou quatro marcas de essências através de técnicas de cromatografia de alta resolução e espectrometria de massa, que são utilizadas para a identificação de impressões de elementos químicos em alimentos, água e no sangue.

Para surpresa dos pesquisadores, quase 2 mil substâncias puderam ser identificadas no teste, sendo a maioria desconhecida. Dentre os químicos encontrados, destacaram-se a presença de pesticidas, cafeína e produtos químicos de uso industrial.

Como salienta o professor assistente da Whiting School of Engineering, Carsten Prasse, “O problema é que os aerossóis de cigarro eletrônico contêm produtos químicos completamente descaracterizados, que podem apresentar riscos à saúde que ainda não conhecemos.”

Apesar da promessa de ser mais saudável, o vaping pode não ser uma prática segura, e ainda necessita de mais estudos para que uma conclusão possa ser feita.

ARTIGO Chemical Research in Toxicology: doi.org/10.1021/acs.chemrestox.1c00253