Incêndio não aumentou radioatividade em usina nuclear na Ucrânia

1 min de leitura
Imagem de: Incêndio não aumentou radioatividade em usina nuclear na Ucrânia
Imagem: zelenskiy/Instagram

Atingida por um ataque do exército russo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (4), no horário local (21h de quinta-feira no horário de Brasília), a usina nuclear de Zaporinhzhia, na cidade de Enerhodar, da Ucrânia, pegou fogo. No entanto, o órgão regulador ucraniano reportou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA na sigla em inglês) que não foram registradas alterações nos níveis de radiação no local.

Em entrevista à CNN, o porta-voz Andrii Tuz garantiu que a usina não sofreu nenhum dano crítico, pois apenas uma das seis unidades geradoras de energia nuclear foi atingida durante o combate. Um prédio de treinamento fora do perímetro da usina foi atingido, mas o diretor do complexo afirmou à rede de TV Ukraine 24 que a segurança contra radiação havia sido estabelecida no local.

O ataque à usina

Segundo autoridades ucranianas, as tropas russas estavam intensificando suas tentativas para ocupar a usina de Zaporinhzhia, onde chegaram após invadir a cidade de Energodar. Antes do início do combate, a agência reguladora da Ucrânia enviou um alerta à AIEA sobre os riscos de vazamento de radiação, uma ocorrência que poderia ameaçar diversos países.

Após uma conversa com o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmygal, e com o regulador e operador nuclear ucraniano sobre as condições da usina, o diretor geral da AIEA, Rafael Grossi, divulgou uma nota onde informou que não foi registrado um aumento de radioatividade no local onde a usina está instalada. No entanto, pediu que seja suspenso o uso da força na planta, pois existe um grave perigo caso os reatores sejam atingidos.

No vídeo do Instagram mostrado acima, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, registra o momento em que Zaporizhzhia foi atingida e exclama, em caixa alta: "Agora!!! Rússia incendeia usina nuclear na Ucrânia!!!"

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.