Tropas russas tomam região da usina nuclear de Chernobyl

1 min de leitura
Imagem de: Tropas russas tomam região da usina nuclear de Chernobyl
Imagem: Shutterstock

Após ataques da Rússia contra a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), algumas forças Russas se concentraram na zona de exclusão da Usina Nuclear de Chernobyl, no norte do país. A informação foi confirmada em transmissão televisiva pelo primeiro-ministro Denys Shmyhal.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra tanques em ação na região de Chernobyl.

A Força de segurança da Rússia diz que o objetivo é controlar o reator como forma de advertir a OTAN para que não interfira militarmente no confronto.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, publicou em seu Twitter que “os soldados estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, lembrando do desastre que casou a explosão do reator quatro após um teste mal sucedido.

O acidente na década de 1980 espalhou nuvens de radiação por uma extensa área da Europa, obrigando famílias a abandonarem suas casas em um raio de 2,600 km² de onde ocorreu a tragédia. Até hoje, a região mais próxima da usina não é habitada por humanos.

Mykhailo Podolyak, assessor do gabinete presidencial, diz que esta é a mais séria ameaça a Europa e que é impossível prever se a Usina está segura após o ataque sem sentido da Rússia.

A região guarda depósitos de material radioativo, mas o tamanho do risco que essa ação das tropas russas representa ainda é desconhecido. Autoridades ucranianas, no entanto, apontaram risco de um novo desastre ecológico.

Em comunicado publicado nesta quinta, a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) disse que acompanha a situação em Chernobyl com preocupação e que está em permanente contato com as autoridades nucleares ucranianas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.