Dor de garganta: entenda por que temos e como evitar

4 min de leitura
Imagem de: Dor de garganta: entenda por que temos e como evitar
Imagem: Unplash

A maioria já conhece estes sintomas: irritação, dificuldade para engolir ou falar e inflamação. São os prenúncios de uma dor de garganta, um dos problemas de saúde mais comuns no cotidiano.

Ela pode ser passageira e surgir durante uma gripe ou resfriado, mas também existem dores persistentes, que costumam ser consequência de problemas mais graves, como amigdalites e inflamação da tireoide. Saiba as principais causas dessa dor e as formas de prevenir o problema.

Gripes e resfriados

Quando causada por resfriados, a dor de garganta pode ser acompanhada de coriza e espirros (Fonte: Unplash/Towfiqu barbhuiya)Quando causada por resfriados, a dor de garganta pode ser acompanhada de coriza e espirros. (Fonte: Unsplash/Towfiqu barbhuiya)Fonte:  Unplash 

Na maior parte dos casos, um resfriado comum ou uma gripe leve, como aquela causada pela nova variante H3N2, podem ser a fonte dos problemas. Quando ocorrem essas doenças, as dores são acompanhadas de tosse, febre, espirros, dor de cabeça e no corpo. Isso porque o nariz e as vias áreas são as principais portas de entrada de vírus e bactérias no organismo.

Quase sempre os casos são leves e nosso corpo tem os mecanismos suficientes para eliminar esses patógenos. Quando isso ocorre, o profissional de medicina pode recomendar analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar as dores e outros sintomas. Também podem ser usados anti-histamínicos para conter a coriza e os espirros.

Infecção por bactérias

Somente em casos de infecção bacteriana são necessários antibióticos. E essas bactérias podem vir do próprio corpo. Na garganta, por exemplo, existem naturalmente micróbios da espécie Streptococcus pyogenes. Normalmente, eles não causam doenças, mas diversas situações da vida podem gerar desequilíbrio, e então há aumento rápido da população de bactérias. Essa é uma das principais causas de infecção bacteriana em todo o mundo.

Um médico poderá receitar antibiótico para tratar infecções (Fonte: Unplash/Towfiqu barbhuiya)Médico pode receitar antibiótico para tratar infecções. (Fonte: Unsplash/Towfiqu barbhuiya)Fonte:  Unplash 

Mas esses patógenos podem vir de outras fontes. Infecções sexualmente transmissíveis (IST), como gonorreia ou clamídia, podem causar dores de garganta, dependendo da extensão da infecção.

Refluxo gastroesofágico

Outro problema comum enfrentado por muitas pessoas é o refluxo gastroesofágico, que consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago ou para a boca. O grau de inflamação causado depende da acidez do material. De acordo com a intensidade, o refluxo leva ao desenvolvimento de uma doença, a esofagite. Isso porque o interior do estômago é capaz de se proteger dos ácidos que ficam ali, mas o esôfago não. A queimação sentida nesse órgão é chamada de azia.

Para reverter a dor de garganta causada pelo refluxo, é necessário cortar o mal pela raiz. Médicos receitam antiácidos para conter a acidez do líquido estomacal, e é importante adotar hábitos alimentares melhores, que podem influenciar a recorrência dos casos.

Ar seco e ar-condicionado

Outro grande vilão para a mucosa do nariz e da garganta é o ar seco. A falta de umidade incomoda e causa irritações nesses órgãos, podendo levar a inflamações. O ar-condicionado também pode contribuir para o problema.

O ideal é evitar a exposição a esse tipo de ambiente. Caso não seja possível, principalmente durante o verão e dias mais quentes, é recomendado beber muita água. Outra medida que pode aliviar os sintomas é usar soro fisiológico no nariz, para hidratar as mucosas.

Passar longos períodos no ar condicionado pode ser prejudicial para à saúde da garganta (Fonte: Unplash/Carlos Lindner)Passar longos períodos no ar-condicionado pode ser prejudicial para a saúde da garganta. (Fonte: Unsplash/Carlos Lindner)Fonte:  Unplash 

Alergias

Uma reação alérgica é um processo inflamatório que pode atingir a garganta. Pode levar, ainda, a sintomas como coriza, olhos lacrimejando e espirros. A primeira etapa de prevenção é identificar qual é o causador da alergia e buscar uma consulta com um profissional alergista.

Sintomas alérgicos geralmente são aliviados com o uso de anti-histamínicos. Quando se sabe qual é a fonte do problema, fica mais fácil evitar o contato.

Cigarro e poluição do ar

O fumo é um grande responsável por casos de dor de garganta. A fumaça ingerida é seca e ajuda a desidratar esse órgão. Além disso, alcatrão e outras substâncias presentes nos cigarros são grandes vilões para a saúde e podem causar até mesmo câncer no trato respiratório.

A poluição do ar vai pelo mesmo caminho. Esse problema moderno é muito mais grave em grandes cidades e pode causar diferentes reações alérgicas. Também nunca se sabe o que está presente na atmosfera, e essas substâncias ou até mesmo materiais particulados podem ser irritantes para as mucosas.

Como evitar a dor de garganta

Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir o problema. Isso pode ajudar especialmente pessoas que sofrem de maneira recorrente, mas são dicas valiosas para todos que querem cuidar mais da saúde:

  • não fume;
  • beba bastante água para se manter hidratado;
  • evite tomar bebidas geladas ou quentes demais;
  • evite exposição prolongada ao ar-condicionado;
  • lave a mão com frequência para evitar contaminação.

É importante saber que bebidas frias não são o principal fator de risco da doença, porém é preciso encontrar uma faixa em que a garganta se sinta confortável para evitar choques térmicos que causem irritação.

O fumo é um grande vilão, responsável por casos de dor de garganta (Fonte: Unplash/Andres Siimon)Fumo é um grande vilão, responsável por casos de dor de garganta, (Fonte: Unsplash/Andres Siimon)Fonte:  Unplash 

Existem diversos remédios caseiros que ajudam a aliviar os sintomas de dor de garganta, mas o uso da medicação receitada pelo médico nunca deve ser interrompido sem autorização. Alguns alimentos também são bem-vindos como reforço aos cuidados, com destaque para o própolis, sobre o qual ainda faltam estudos conclusivos, mas pesquisas preliminares já mostraram que tem propriedades antibacterianas e que estimulam o sistema imunológico.

Lembre-se: se a dor de garganta for persistente, é importante procurar um médico. Crianças que tenham dificuldade para respirar ou engolir ou que estejam babando além do normal devem ser levadas ao pediatra. Esses sintomas podem ser evidências de contaminação por bactérias.

Já adultos que tenham dor por mais de 2 semanas acompanhada de dificuldade para engolir ou respirar, febre, dor no ouvido ou nas articulações, manchas na pele, catarro com sangue ou algum caroço no pescoço também devem buscar um especialista.

Apesar de comum, é preciso ter cuidado e atenção. A dor de garganta pode ser o prenúncio de doenças mais graves. E se tratando de saúde, o melhor remédio é sempre a prevenção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.