7 sintomas que indicam que a tireoide não está bem

3 min de leitura
Imagem de: 7 sintomas que indicam que a tireoide não está bem
Imagem: Shutterstock

Localizada no pescoço dos seres humanos, a tireoide é uma glândula muito importante em nosso organismo, pois é responsável pela definição de alguns sistemas endócrinos essenciais, garantindo a manutenção de hormônios e de taxas metabólicas. Composta de dois lobos que estão conectados por uma única faixa de tecido, algumas pessoas, ao tatear o pescoço, logo abaixo do "pomo de Adão", poderão identificar o local exato dessa glândula.

A função básica dela é garantir que o sistema hormonal siga em equilíbrio no corpo humano, sobretudo porque há três componentes essenciais em sua concepção, influenciando o metabolismo, a síntese de proteínas e o crescimento de seres em desenvolvimento, como crianças e adolescentes.

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Embora normalmente a glândula não apresente qualquer tipo de alteração durante a vida, há alguns distúrbios que podem afetá-la causando doenças, como hipertireoidismo, hipotireoidismo, tireoidite, bócio, nódulos e câncer de tireoide.

Neste texto, você pode conferir alguns dos principais sintomas que mostrarão determinados problemas na tireoide e por que estar sempre atento a essa área do organismo é essencial para a nossa saúde. Veja a seguir.

1. Desconfortos na região da garganta

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Em algum momento da vida, certamente passaremos por alguma situação específica em que nossa garganta ficará inflamada por qualquer problema que seja. Pode ser um simples resfriado ou uma gripe, algum episódio de alergia ou ainda uso prolongado da voz sem nenhuma pausa.

Embora tudo isso esteja associado a causas simples, se houver desconfortos constantes, isso pode indicar problemas na tireoide, sobretudo porque a localização dela no organismo é bastante próximo de onde a glândula se encaixa. Não hesite em buscar ajuda médica quando perceber algo anormal.

2. Alterações de humor

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Por tratar diretamente com sistemas hormonais, a tireoide é capaz de modificar o humor de uma pessoa, que, inclusive, pode apresentar sinais de estresse acima do normal. Além disso, raiva, irritação, ansiedade e tristeza também estão associadas ao hipotireoidismo, sobretudo porque essa disfunção ocorre quando hormônios da tireoide não conseguem ser produzidos em uma quantidade suficiente para todo o corpo.

3. Dificuldades para concentração

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Embora muitas vezes acreditemos que a nossa concentração esteja ligada ao sistema nervoso, os hormônios também podem afetar diretamente esse campo tão importante para o nosso cotidiano que, inclusive, pode influenciar diretamente em nossas atividades cotidianas. Dificuldades para concentração têm relação com outros problemas, mas também pode indicar que a tireoide está precisando de atenção.

4. Fadiga excessiva

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Cansaço, sonolência e até mesmo dores musculares sem ter-se esforçado com grande ênfase nos últimos tempos podem indicar que a tireoide está apresentando algum problema que precisa ser identificado o quanto antes para que seja tratado da maneira mais adequada. Dessa maneira, não descarte essa possibilidade quando procurar auxílio médico, principalmente porque estar com fadiga o tempo inteiro pode ser prejudicial em inúmeros campos de nossa vida.

5. Pressão alta

(CDC/Unsplash/Reprodução)(CDC/Unsplash/Reprodução)Fonte:  CDC/Unsplash 

Outro sintoma que pode estar relacionado a disfunções na tireoide é quando a pressão arterial se mantém alta por longos períodos. Lembrando que, quando os números estão acima de 18 por 12, a situação já é considerada bastante grave.

Nesse sentido, caso problemas com relação à hipertensão sejam constantes, não deixe de medir a pressão junto ao seu médico sempre que possível, pois você pode estar com hipertireoidismo, que ocorre quando há uma quantidade muito grande de hormônios sendo produzidos no organismo.

6. Aumento ou perda constante de peso

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Por cuidar também das taxas de metabolismo do corpo humano, os problemas da tireoide também podem causar alterações no peso de um indivíduo, que podem aumentar consideravelmente, da mesma forma que também podem diminuir de modo constante.

Esse sintoma também pode indicar outros problemas ligados ao emocional e também a outros distúrbios. Contudo, não descarte a possibilidade de a tireoide estar necessitando de um check-up com o seu médico.

7. Perda de cabelos

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Para fechar a lista, há um sintoma que pode ser preocupante em vários níveis. É comum que o cabelo tenha algum tipo de queda durante o dia, sendo considerado normal quando até 100 fios são descartados do couro cabeludo em um período de 24 horas. No entanto, caso a quantidade pareça excessiva, e o caso ocorra constantemente, é bom se atentar, pois, provavelmente, há algumas alterações ocorrendo na tireoide.

Responsável por zelar pela manutenção dos hormônios T3 e T4, algum desequilíbrio na glândula pode causar o que é conhecido por eflúvio telógeno, quando os folículos capilares acabam mudando de fase em seu estágio de desenvolvimento e, assim, caindo. Além do mais, isso também pode afetar a qualidade da pele que, de uma hora para outra, tende a ficar seca, levando a coceiras inesperadas em diversas regiões.

Com todas essas informações em mente, observe sempre os sinais que o seu corpo fornecer, não deixando de procurar ajuda médica quando for necessário!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.