Veja como rastrear o telescópio espacial James Webb em jornada pelo espaço

1 min de leitura
Imagem de: Veja como rastrear o telescópio espacial James Webb em jornada pelo espaço
Imagem: Webb/NASA

“Onde está Webb?” é o novo desafio bem-humorado da NASA que aparece na página principal do site criado pela agência aeroespacial norte-americana especialmente para que as pessoas possam acompanhar, pela internet, o progresso da missão do recém-lançado Telescópio Espacial James Webb (JWST). No momento, o equipamento de US$ 10 bilhões está viajando para o seu destino a uma velocidade de 0,89 quilômetros por segundo.

O primeiro mês da missão, chamado pela NASA de “os 29 dias no limite”, consistirá em um longo e complicado processo de “desdobramento”, que teve início no dia 25 de dezembro, quando o JWST foi lançado. Até agora, ele já desfraldou seu painel solar e ajustou sua trajetória. Até chegar ao seu destino, o Ponto de Lagrange L2 na parte exterior da órbita terrestre, o telescópio ainda precisa abrir o seu protetor solar e organizar os espelhos.

via GIPHY

Como acompanhar a jornada do James Webb pelo site?

Através do site da NASA dedicado à missão, é possível acompanhar, passo a passo, a evolução da jornada do JWST. Uma análise da página “Onde está Webb?” mostra que, após quatro dias e 10 horas de voo, o telescópio já percorreu mais de 40% da distância até sua órbita final, tendo completado, até o momento em que esta matéria é redigida, a distância de 588 mil quilômetros da Terra.

A expectativa é de que, se tudo correr conforme o planejamento, o JWST esteja completamente implantado por volta do dia 7 de janeiro, quase duas semanas após o seu lançamento. Com pouco menos de um mês do início da missão, é previsto o atingimento de sua órbita final. Cinco meses deverão ainda ser gastos para calibragem dos instrumentos e do espelho, até o início do trabalho científico, previsto para junho de 2022.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.