Covid-19: cientistas criam teste barato que cabe na mochila

2 min de leitura
Imagem de: Covid-19: cientistas criam teste barato que cabe na mochila
Imagem: Pixabay

Pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres, Reino Unido, desenvolveram um “laboratório em uma mochila”. Anunciado ao preço de 51 dólares (quase 280 reais), ele promete expandir a capacidade de detecção rápida da covid-19 em regiões com poucos recursos.

A detecção do vírus é estratégia fundamental para evitar a propagação da pandemia, e foi adotada por países de referência no combate ao coronavírus, como a Nova Zelândia e a Coreia do Sul.

Kit que cabe na mochila (e no bolso) fornece resultado rápido e eficaz na detecção da covid-19 (Fonte: PLoS One/Lin)Kit que cabe na mochila (e no bolso) fornece resultado rápido e eficaz na detecção da covid-19 (Fonte: PLoS One/Lin)Fonte:  PLoS ONE 

Muitas regiões do planeta não têm capacidade prática e financeira de realizar um grande volume de testes confiáveis para a covid-19. Essa foi a motivação da pesquisadora Emily Lin e seus colegas.

Eles criaram um laboratório completo que cabe em uma simples mochila. O valor de 51 dólares foi o custo estimado de todos os materiais. A intenção foi criar um sistema autônomo e portátil, que pode ser usado em ambientes que não possuem uma boa infraestrutura.

Diagnóstico confiável

O kit criado faz uma amostragem não-invasiva. Ou seja, nada do swab incômodo pelo nariz. Com apenas amostras de saliva é possível realizar até 6 análises em uma hora e meia. O resultado da pesquisa foi publicado na revista científica PLoS One, de grande renome internacional.

O diagnóstico é dado por uma técnica chamada amplificação isotérmica mediada por loop de transcrição reversa (RT-LAMP). Ela tem eficácia semelhante ao teste RT-PCR, demonstrada no estudo.

A confiabilidade foi medida comparando os testes de amostra de saliva contendo quantidades conhecidas de RNA do coronavírus. O aparato se mostrou sensível e foi capaz de identificar cópias do material genético viral em baixíssimas concentrações — quatro por microlitro.

Kit completo

No material está inclusa uma centrífuga CentriDrive, construída a partir de discos rígidos reciclados de computador. Ela pode ser alimentada por uma bateria recarregável ou de automóvel. Ele também vem com instruções diretas e pode ser usado apenas com um treinamento básico.

O kit vem ainda com oito produtos químicos, um termômetro, uma garrafa térmica, duas micropipetas. A centrífuga inclui um rotor impresso em 3D e uma bateria de íons de lítio recarregável de 12 V.

Estima-se que a vacinação levará de dois a três anos para alcançar uma cobertura completa do planeta. Por isso a testagem em maior escala ainda será necessária por mais alguns anos.

"Depois das vacinas, os testes são o segundo componente mais importante na luta contra a pandemia. Até agora, suportamos os preços exorbitantes de alguns desses testes rápidos, mas é de reduzir custos e torná-los mais acessíveis", dizem os autores em nota publicada pela revista.

ARTIGO PLoS ONE: doi.org/10.1371/journal.pone.0259886

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.