O que é o autoteste de covid-19?

2 min de leitura
Imagem de: O que é o autoteste de covid-19?
Imagem: Unsplash

No Brasil, autotestes são proibidos em casos de doenças que requerem notificação às autoridades, como o coronavírus SARS-CoV-2, contudo, isso deve mudar em breve. A autotestagem é realizada por meio de testes básicos de antígeno, que localizam as proteínas do vírus — bem diferente do teste PCR, que detecta o RNA (material genético) do vírus. Com a promessa de oferecer mais rapidez e menos congestionamento nos centros de saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve liberar os autotestes ainda nesta semana.

De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, o Ministério da Saúde já fez o pedido à Anvisa para permitir o uso dos autotestes de covid-19. O órgão regulador está sendo pressionado por conta do aumento no número de infectados pela nova variante ômicron, responsável por recordes de casos da doença ao redor do mundo.

Os autotestes podem ser feitos em casa ou em qualquer lugar, e podem ser usados independentemente de vacinação ou de sintomasOs autotestes podem ser feitos em casa ou em qualquer lugar, e podem ser usados independentemente de vacinação ou de sintomasFonte:  Unsplash 

Segundo o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os autotestes podem ajudar a desafogar as unidades de saúde ao redor do Brasil, porém,  também disse que o governo federal não deve comprar ou distribuir os testes. De acordo com o presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, Carlos Gouvêa, o valor do autoteste deve ficar entre R$ 45 e R$ 70.

"O Brasil é um país muito heterogêneo, de muitos contrastes. A alocação deste recurso para aquisição de autoteste, distribuir para a população em geral, pode não ter resultado da política pública que nós esperamos", disse o ministro em comunicado à imprensa.

Como realizar o autoteste:

  • Primeiro lave a mão por 20 segundos com água e sabão;
  • O procedimento para a realização do autoteste é bem simples: após abrir o kit, é necessário coletar o material biológico inserindo o swab nasal (cotonete longo) em cada narina. Alguns testes também usam apenas a saliva da boca;
  • Após girar o cotonete nas narinas, é necessário guardá-lo em um tubo com um líquido reagente e chacoalhá-lo algumas vezes para misturar tudo;
  • Agora, basta usar o conta-gotas e depositar entre três e quatro gotas da solução no local indicado;
  • Em cerca de 15 minutos, o resultado deve aparecer: se surgir uma linha na letra "C", o resultado é negativo; se surgir na letra "T" é inválido; contudo, se duas linhas surgirem, uma em cada letra, o resultado é positivo.

Passos para realizar o teste de antígenoPassos para realizar o teste de antígenoFonte:  TothLifecare 

Até o momento, apenas clínicas, farmácias e serviços públicos podem oferecer testagem de covid-19 no Brasil, porém, o método de autotestagem já é usado em outros países. Na proposta enviada à Anvisa, o Ministério da Saúde diz que os pacientes que detectaram infecção por autotestes devem procurar atendimento em uma unidade de saúde ou realizar teleatendimento para confirmar o diagnóstico e seguir as orientações necessárias.

De qualquer forma, é importante destacar que o teste de antígeno não é tão eficaz quanto o RT-PCR. A sensibilidade dos autotestes varia entre 40% e 60% e eles são mais eficazes em pacientes que estão com sintomas recentes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.