Gosta de observar pássaros? Este aplicativo pode ajudar

2 min de leitura
Imagem de: Gosta de observar pássaros? Este aplicativo pode ajudar
Imagem: Pixabay

Seja no quintal de casa ou em um passeio por uma reserva ambiental, a observação de aves é uma prática capaz de promover educação ambiental e aproximar adeptos da natureza. Também chamada de birdwatching ou birding, a observação de aves pode servir como base para projetos de ciência cidadã, que fornecem dados para pesquisadores estudarem mudanças na população de certas espécies, o que pode ajudar na criação de novas medidas de conservação de aves que correm risco de extinção.

Embora alguns adeptos dediquem muito tempo e dinheiro para essa prática, existem formas mais simples de iniciar no mundo da observação de aves. Uma delas é através de aplicativos como o Merlin Bird ID, um app lançado em 2014 pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell que promete ajudar observadores de todos os níveis a identificarem aves de sua região. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store e App Store e está disponível em português.

Como usar o aplicativo

O app fornece uma lista das aves que melhor se encaixam nas descrições fornecidas. (Fonte: Tecmundo/Reprodução)O app fornece uma lista das aves que melhor se encaixam nas descrições fornecidas. (Fonte: Tecmundo/Reprodução)Fonte:  Tecmundo 

Para fazer a identificação das aves, o aplicativo usa a base de dados do eBird, um outro projeto de ciência cidadã do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell que reúne mais de 800 milhões de registros de observações feitas por observadores de todo o mundo.

Após baixar o app, o usuário deve fazer o download de um pacote de dados, que contém as informações das aves de sua região. No Brasil, existem seis pacotes disponíveis: Amazônia, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul e Todos (que engloba todas as regiões do país). Ao todo, 1.655 espécies diferentes estão disponíveis nos pacotes brasileiros.

Existem quatro formas diferentes de se identificar uma ave no app. Ao selecionar a opção Iniciar ID, o usuário deve responder cinco perguntas, como local, data e tamanho da ave observada. O app compara essas respostas com as informações do eBird para identificar as aves mais prováveis de terem passado por aquele local naquele momento, e então fornece uma lista para que o usuário possa identificar a ave correta.

As outras opções incluem a identificação através de uma foto ou através de uma gravação de som do canto da ave. No entanto, o recurso do som está disponível atualmente apenas para aves dos Estados Unidos e Canadá, mas o site menciona que mais espécies e regiões podem ser incluídas no futuro.

Por fim, a opção Explorar Aves mostra uma lista completa de todas as aves do pacote baixado, que podem ser ordenadas pela sua probabilidade de aparecer naquela determinada data. O usuário também pode criar uma conta para salvar todas as aves que avistou e catalogá-las por localização, o que ajuda o aplicativo a melhorar nas sugestões de identificação futuras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.