Brasil bate novo recorde na geração de energia solar

1 min de leitura
Imagem de: Brasil bate novo recorde na geração de energia solar
Imagem: Pexels

O Brasil passou a marca de 13 gigawatts de potência de energia elétrica gerada a partir da luz do sol. O recorde histórico para o país foi possível graças a sistemas de médio e grande porte.

Com essa capacidade, a energia solar ultrapassa a potência de termelétricas movidas a combustíveis fosseis, e ocupa o quinto lugar na matriz elétrica brasileira.

Células fotovoltaicas, geradoras de energia solar, podem ser instaladas em telhados, fachadas e até quintais (Fonte: Pexels/Kindel Media)Células fotovoltaicas, geradoras de energia solar, podem ser instaladas em telhados, fachadas e até quintais (Fonte: Pexels/Kindel Media)Fonte:  Pexels 

A energia solar pode ser gerada a partir de painéis, chamados células fotovoltaicas, que podem ser instaladas em telhados, fachadas e terrenos, ou em grandes áreas de usinas centralizadas.

Nos últimos anos, fontes alternativas de energia tornaram-se um modelo lucrativo de negócios. Mais de 66 bilhões de reais já foram investidos na tecnologia, gerando mais de 390 mil empregos desde de 2012.

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), consórcio de empresas e profissionais do setor criado em 2013.

Além disso, o uso de energia renovável traz benefícios ambientais. Segundo a associação, 14,7 milhões de toneladas de gás carbônico deixaram de ser emitidos na geração de eletricidade a partir do sol.

Médias e grandes usinas

No Brasil, a energia solar avança através da instalação de grandes usinas e pela geração própria em residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos.

Usinas solares geram anualmente 4,6 gigawatts de potência, e são a sexta maior fonte de geração. Instaladas em nove estados do país, principalmente na região nordeste, já atraíram quase R$24 bilhões em investimentos.

No segmento de geração própria de energia, a tecnologia é líder. Utilizada em 99,9% de todas as conexões do país, gera 8,4 gigawatts de potência e está presente em todas regiões do Brasil.

Benefícios

O presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, afirma em nota que a energia solar é competitiva, acessível e rápida de instalar.

“Energia elétrica competitiva e limpa é fundamental para o País recuperar a sua economia e conseguir crescer. A fonte solar é parte desta solução e um verdadeiro motor de geração de oportunidades e novos empregos”, diz.

Além de tudo, ela ajuda a aliviar o bolso dos consumidores. Até 90% dos gastos domésticos podem ser reduzidos com o uso dessa fonte sustentável.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.