7 benefícios de consumir pasta de amendoim no dia a dia

3 min de leitura
Imagem de: 7 benefícios de consumir pasta de amendoim no dia a dia
Imagem: Pexels

A pasta de amendoim compõe a mesa de milhares de pessoas ao redor do mundo. Além de ser muito saborosa e uma ótima opção para substituir produtos apontados como nocivos para a saúde, o seu consumo também apresenta muitos pontos positivos para os seres humanos.

Nesse intuito, para que você conheça mais sobre esse alimento, listamos os sete principais benefícios de consumir a pasta de amendoim no seu dia a dia.

Confira abaixo!

1. Fornecimento de energia

(Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

O amendoim é considerado um alimento hipercalórico. Cerca de 100 gramas contém aproximadamente 567 calorias segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Dessa forma, como a pasta de amendoim é composta apenas pelo alimento, ela também tem muitas calorias, sendo uma excelente fonte de energia para quem a consome.

Por isso, muitas pessoas a consomem antes de praticar atividade física, visto que ela pode ajudar a melhorar ainda mais o desempenho.

2. Apresenta uma grande quantidade de proteínas

(Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash

A pasta de amendoim é rica em proteínas, contendo cerca de 25 g do nutriente a cada 100 gramas de pasta. Dessa forma, ela é muito utilizada por aqueles que desejam aumentar o seu peso corporal através da construção de músculos.

3. Ajuda a prevenir lesões nos músculos

(Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

A pasta de amendoim tem grandes quantidades de fitosteróis, potássio e magnésio, que ajudam no fortalecimento e na recuperação dos músculos após os treinos. Isso faz com que a chance de atletas se lesionarem por enfraquecimento muscular diminua de forma considerável.

4. Aumenta a saciedade

(Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Por ser um alimento altamente calórico e de longa digestão, a pasta de amendoim gera uma sensação de maior saciedade para quem a consome, fazendo com que menos alimentos precisem ser ingeridos durante as refeições.

5. Pode ser utilizada de diferentes maneiras

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

A pasta de amendoim é considerada um alimento muito versátil, visto que ela pode ser utilizada em pratos salgados e doces, fazendo parte de refeições como café da manhã, café da tarde e até mesmo no almoço e jantar, bastando apenas explorar a criatividade.

Na internet, é possível encontrar centenas de receitas que utilizam o alimento. Essa é uma forma de variar o seu consumo e trazer um pouco de novidade para o dia a dia.

6. Reduz a inflamação do corpo

(Rawpixel/ Freepik)(Fonte: Rawpixel/ Freepik)Fonte:  Rawpixel/ Freepik 

Por ser tão rica em proteínas, vitaminas e minerais, a pasta de amendoim também auxilia na redução de processos inflamatórios do corpo humano, ocasionados muitas vezes pela ingestão de produtos como leite, açúcar e trigo. Um dos grandes protagonistas presentes no alimento que oferecem esse benefício é o ômega-3.

7. Tem um bom custo-benefício

(Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

O amendoim tem um preço inferior quando comparado com outras oleaginosas, como amêndoas, avelã e castanha-do-pará. Além disso, o seu consumo é indicado de forma moderada, não sendo necessário consumir grandes porções da pasta diariamente.

Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, em matéria para o site Tua Saúde, é possível obter os benefícios do produto consumindo apenas uma colher por dia.

Pasta de amendoim: saiba como encontrar o produto

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a pasta de amendoim pode ser facilmente encontrada para a venda. Ela está disponível em diversas redes de mercados do País, normalmente nos setores destinados a produtos mais saudáveis, como os integrais e sem açúcar.

Todavia, em caso de dificuldade para encontrá-la, normalmente a pasta de amendoim também é comercializada em casas de produtos naturais, lojas de suplementos e através de diversos sites disponíveis na internet.

Além disso, muitas pessoas preferem fazer a sua própria pasta em casa, garantindo que nada mais será adicionado ao amendoim durante o processo de fabricação.

De acordo com o site Tua Saúde, para fazer o alimento é necessário apenas colocar uma xícara de amendoim torrado e sem pele no processador e bater até ele ser transformado em uma pasta cremosa.

Esse processo demora alguns minutos, visto que é preciso que o amendoim comece a soltar os seus óleos naturais para ganhar cremosidade e atingir a textura de pasta desejada. Assim, é preciso deixar que ele seja processado por algum tempo.

Caso você não tenha um processador, também é possível fazer a pasta utilizando o liquidificador. No entanto, o processo pode demorar um pouco mais devido às lâminas do equipamento serem menores.

Seja comprando no mercado, seja fazendo em casa, incluir a pasta de amendoim na rotina alimentar pode ser uma ótima maneira de começar 2022 ainda mais saudável.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo e fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre tecnologia e diversos outros temas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.