#AstroMiniBR: um planeta com dois sóis e outras curiosidades

Imagem de: #AstroMiniBR: um planeta com dois sóis e outras curiosidades
Imagem: ESO/VLT

Todo sábado, o TecMundo e o #AstroMiniBR reúnem cinco curiosidades astronômicas relevantes e divertidas produzidas pelos colaboradores do perfil no Twitter para disseminar o conhecimento dessa ciência que é a mais antiga de todas!

#1: Um sistema binário de estrelas massivas com planetas!

Planetas fora do Sistema Solar existem aos montes. Planetas que orbitam sistemas binários de estrelas também não são bem o que chamaríamos de uma grande novidade e nem parece ser um fato incomum no Universo. Na última quarta-feira, porém, astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, da sigla em inglês) divulgaram uma imagem real de um planeta em órbita de b Centauri, um sistema estelar binário que, além de poder ser visto a olho nu, possui o aspecto interessante de ser o sistema estelar mais quente e massivo a hospedar planetas até agora! O registro foi feito pelo Very Large Telescope (VLT), telescópio localizado em Cerro Paranal, no Chile, e representa uma descoberta animadora para os astrônomos porque altera drasticamente a relação conhecida entre estrelas massivas e planetas em suas órbitas. Além disso, o planeta descoberto no sistema b Centauri está localizado em um meio inteiramente diferente do que aqueles encontrados no Sistema Solar: com mais de 10 vezes a massa de Júpiter, o planeta fica em um ambiente hostil e é bombardeado por uma intensa radiação oriunda do par de estrelas extremamente massivas e quentes!

#2: Como é distribuída a massa do Sol?

Que o Sol é extremamente grande e massivo comparado à Terra (e às coisas que existem em sua superfície) você já deve saber. O Sol é tão grande que em seu volume caberiam facilmente 1.300.000 Terras! Sua massa é tão intensa que corresponde a 99,8% da massa total do Sistema Solar! Esses valores são tão impressionantes que levaram os astrônomos Imke Pater e Jack J. Lissauer, autores de um livro famoso na área chamado “Ciências Planetárias” (em tradução livre), a se referir ao Sistema Solar como “o Sol e mais alguma poeira”. Contudo, uma coisa que você talvez não saiba é que nossa estrela não é uma esfera de densidade homogênea! Modelos matemáticos detalhados do interior solar, baseados em observações astronômicas e em conhecimentos de astrofísica estelar, permitem explorar muitos aspectos “ocultos” do Sol, sendo um deles exatamente esse: a metade interna da nossa estrela concentra 90% de sua massa!

#3: Como você ficaria daqui a 30 anos?

Nem todos gostariam de ter acesso à resposta dessa pergunta, mas para aqueles curiosos, uma opção para ter uma ideia desse futuro (além de usar os famigerados aplicativos de smartphones) é se candidatar para seguir carreira de piloto militar ou de astronauta! Isso porque esses dois profissionais são comumente submetidos a treinamentos onde a força-g é deliberadamente aumentada de modo a simular certas condições experimentadas pelo organismo quando ele passa por manobras e acelerações intensas! Esses treinamentos são projetados com o intuito de prevenir a perda de consciência induzida pelo aumento da aceleração (conhecida através do jargão técnico g-loc), uma situação em que a ação das forças g move o sangue para longe do cérebro a ponto de o piloto desmaiar. Como os incidentes de perda de consciência podem ser fatais durante missões espaciais ou em aeronaves, treinamentos como esse são imprescindíveis.

#4: Grande, bonita e glamorosa!

A belíssima galáxia espiral NGC 1055 compõe um pequeno grupo de galáxias distante 60 milhões de anos-luz de nós, sendo o membro dominante do sistema. Ao apresentar-se para nós de perfil, a NGC 1055 tem um diâmetro maior que o da nossa própria galáxia, se estendendo por mais de 100.000 anos-luz no Cosmos. Em contraste com suas densas camadas de poeira estão as vastas regiões de formação de estrelas em coloração rosada, que se espalham ao longo de todo o disco da galáxia. Seu halo luminoso também se mistura com estruturas estreitas e tênues de poeira, possivelmente os detritos de uma galáxia satélite que se fundiu com ela há cerca de 10 bilhões de anos!

#5: Uma lua com mais água que todos os oceanos da Terra juntos!

Uma grande parte da lua de Júpiter, Europa, é composta inteiramente de água.  A lua galileana possui um vasto e profundo oceano de água líquida sob uma camada de gelo em sua superfície, que pode variar de 80 a 170 quilômetros em profundidade média! Se considerarmos 100 quilômetros como sua profundidade média, toda a água de Europa poderia ser reunida em uma esfera com um raio de quase 900 quilômetros! Por conta desse vasto manancial de água e da intensa energia “bombeada” por Júpiter em seu interior, Europa tornou-se um dos pontos favoritos do Sistema Solar onde poderia abrigar vida. Por essa razão, nos próximos anos, a NASA pretende enviar uma sonda ao satélite com o objetivo de explorar essa possibilidade!