Risco de hemorroida pode aumentar ao levar celular para o banheiro

3 min de leitura
Imagem de: Risco de hemorroida pode aumentar ao levar celular para o banheiro
Imagem: Shutterstock

Inchaços da região anal e retal, que se projetam para fora do ânus, causando dor, coceira e desconforto no indivíduo.

Apesar de muitas pessoas terem tendência a desenvolver a hemorroida, algumas práticas do dia a dia podem provocá-las ou ainda a agravá-las naqueles que apresentam casos de recorrência. Segundo estudos publicados na National Library of Medicine, levar o celular para o banheiro pode aumentar a incidência da doença.

Isso acontece porque ao levar o smartphone para o banheiro, é normal que as pessoas fiquem sentadas no vaso sanitário por mais tempo que o necessário, visto que é inevitável se distrair com conversas paralelas, posts nas redes sociais, vídeos no YouTube e outras mídias.

Dessa forma, muitas pessoas acabam por continuar fazendo força para evacuar mesmo quando já não é necessário, o que acaba dilatando os vasos sanguíneos das veias, levando ao surgimento das hemorroidas.

Todavia, existem outros fatores que podem provocar o surgimento da doença, sendo necessário que as pessoas tenham conhecimento sobre eles para reduzir as chances de desenvolvê-la.

Quais outros fatores que podem aumentar o risco de hemorroidas?

As hemorroidas tendem a aparecer durante a gravidez, desaparecendo durante o pós-parto. (Shutterstock/Reprodução)As hemorroidas tendem a aparecer durante a gravidez, desaparecendo durante o pós-parto. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Há outros fatores do dia a dia que podem aumentar o risco de desenvolver hemorroidas. A medida em que envelhecemos os tecidos da região anal tendem a ficar mais enfraquecidos, aumentando as chances de surgir hemorroidas em pessoas mais velhas.

Além disso, outro fator muito comum que acomete mulheres cisgênero e homens transexuais é a gravidez. Com o desenvolvimento do bebê durante a gestação, o peso também pressiona a região anal, fazendo com que muitas pessoas sofram com a doença durante esse período.

A lista ainda inclui a obesidade e a constipação, dado que elas aumentam a chance do surgimento e agravamento das hemorroidas em milhares de pessoas todos os anos.

Veja também:

Como evitar o surgimento das hemorroidas?

Apesar das atividades físicas serem uma forma de evitar as hemorroidas, exercícios de força podem precisar ser evitados durante a doença. (Shutterstock/Reprodução)Apesar de as atividades físicas serem uma forma de evitar as hemorroidas, exercícios de força podem precisar ser evitados durante a doença. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

De acordo com especialistas, a melhor maneira de evitar as hemorroidas e outras doenças nocivas para a saúde é conciliando uma alimentação saudável com boas práticas de atividade física. Dessa forma, o corpo estará sempre em equilíbrio, fazendo com que o surgimento de muitas doenças possa ser evitado.

No dia a dia, para reduzir ainda mais as chances de desenvolvimento da doença, não levar o celular ao banheiro pode ser uma maneira de evitar ficar tempo demais sentado no vaso sanitário. No entanto, para aqueles que geralmente precisam ficar colados ao celular, pode ser interessante colocar um despertador em um curto período para lembrar de acelerar suas atividades no banheiro.

Entre os principais sintomas da doença estão a dor na região anal, coceira, sangramento e o surgimento de bolinhas ao redor do ânus.

O que fazer em caso de surgir hemorroidas?

Os coloproctologistas são os especialistas responsáveis pelo tratamento das hemorroidas. (Shutterstock/Reprodução)Os coloproctologistas são os especialistas responsáveis pelo tratamento das hemorroidas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Em caso de surgimento da doença, os afetados devem procurar um médico com urgência para receber um tratamento adequado. A consulta poderá ser realizada por um clínico geral, que vai realizar o encaminhamento para o proctologista, ou o diretamente com o especialista, que dará os encaminhamentos necessários.

É preciso que quem está sofrendo com a doença não tente seguir métodos de cura caseiros e nem adie a ida ao hospital, visto que isso pode acarretar uma série de complicações futuras.

Embora pareça algo de muita complexidade, o tratamento envolve abordagens simples como o banho de assento morno, dieta, atividades físicas e medicações. Apesar disso, é preciso ficar atento, pois em situações extremamente graves pode ser indicada a necessidade de fazer cirurgia para remover as hemorroidas.

Em todo o caso, as abordagens devem ser discutidas diretamente com os médicos que estão trabalhando no caso.

Gostou da matéria? Então fique ligado(a) e não perca nenhuma novidade aqui no TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.