Cubo misterioso é encontrado na Lua por rover chinês

1 min de leitura
Imagem de: Cubo misterioso é encontrado na Lua por rover chinês
Imagem: Shutterstock

Enquanto trabalhavam na cratera Von Kármán, os pilotos do rover chinês Yutu aproveitaram para tirar fotos do horizonte lunar. Eram as primeiras fotos que o rover tirava sob o céu escuro. Os motoristas ampliavam as fotos, uma a uma, quando, de repente, um cubo misterioso no horizonte saltou à vista, chamando a atenção de todos.

Seria uma "cabana" alienígena misteriosa? Ou restos de uma espaçonave de missões terrestres anteriores? Os pilotos correram para consultar os cientistas sobre a descoberta, e foram tranquilizados. O objeto pode ser apenas uma pedra, e parece estar localizado a 80 metros do robô motorizado. Ainda assim, pesquisadores querem ir até lá dar uma olhada melhor.

O objeto distante, no horizonte, com formato cúbico foi batizado de O objeto distante, no horizonte, com formato cúbico foi batizado de "cabana misteriosa" e descoberto pelo rover Yutu (Fonte: Our Space/Reprodução)Fonte:  Our Space 

A descoberta foi anunciada no blog Our Space, canal de divulgação afiliado ao órgão de Administração Espacial Nacional da China (CNSA, do inglês), responsável pelo programa espacial chinês.

O blog batizou o objeto de "cabana misteriosa". O formato curioso dessa rocha que chamou a atenção de pesquisadores pode ter sido causado por impactos na superfície da Lua, como a queda de meteoritos.

Nos próximos dois ou três dias lunares — equivalentes a dois ou três meses terrestres — o rover chinês irá se aproximar do objeto. Viajar na superfície lunar evitando diferentes crateras pode demorar, mesmo em distâncias curtas, mas podemos esperar atualizações da descoberta.

O rover Yutu aterrissou no lado mais distante do nosso satélite natural em 3 de janeiro de 2019, levado pela missão espacial Chang'e-4. Desde então ele tem explorado a cratera Von Kármán e já percorreu 186 quilômetros. A descoberta foi feita no 36º dia lunar de exploração.

Leia também: NASA adia novo desembarque de astronautas na Lua para 2025

A missão Chang'e-4 é a quarta missão lunar chinesa, e a segunda transportando um rover. Recentemente o país oriental também lançou a missão Chang'e-5, com o objetivo de trazes amostras da Lua.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.