Covid-19: avanço da vacinação trouxe segurança à população, diz pesquisa

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19: avanço da vacinação trouxe segurança à população, diz pesquisa
Imagem: Shutterstock

Com o tardio, mas firme processo de vacinação da população brasileira contra a covid-19, a retomada gradual das atividades vem ocorrendo em todas as regiões do país. Uma pergunta que muitos fazem – o que se aprendeu durante a pandemia? – foi adotada pela Pfizer Brasil e pela SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), que encomendaram uma pesquisa ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). Os resultados foram divulgados na quinta-feira (11).

Chamada de “Vacina. TOMAR para RETOMAR”, a pesquisa utilizou um questionário online, que foi respondido por 2 mil internautas com 16 anos ou mais, durante os dias 19 e 29 de outubro de 2021, em todas as regiões do Brasil. Paralelamente ao estudo, uma campanha de mesmo nome criada pela farmacêutica norte-americana apresentou a Bandeira da Retomada, obra do artista plástico Didu Losso, para simbolizar a esperança e o otimismo dos brasileiros vacinados.

Fonte: Pfizer/Divulgação.Fonte: Pfizer/Divulgação.Fonte:  Pfizer 

Principais resultados da pesquisa "Vacina. TOMAR para RETOMAR"

O resultado mais importante levantado pela pesquisa foi o sentimento de segurança gerado pelo o aumento na taxa de imunização. 75% dos respondentes afirmaram se sentir muito seguros ou seguros, contra 20% de inseguros ou muito inseguros. No entanto, a preocupação com uma nova onda de covid-19 é real, e assombra 86% dos participantes, que têm pouco ou muito medo de que isso possa ocorrer.

Sobre os sentimentos gerados pela ampliação da campanha de imunização no Brasil, esperança foi citada em primeiro lugar, com 29%. O otimismo aparece logo em seguida, com 24%; e alívio vem na sequência, com 16%.

Entendendo a importância da vacina, a maioria dos entrevistados diz que incentivou outras pessoas a se imunizarem, como seus familiares (85%), amigos (61%), colegas de trabalho (38%) e vizinhos (36%). Esta questão permitia mais de uma resposta.

Entre as lições aprendidas durante a pandemia, 64% dos internautas concordam que a população está mais consciente sobre hábitos de saúde e higiene para prevenir doenças. Desses, alguns deverão ser mantidos, mesmo após o fim da epidemia global, como uso do álcool em gel (58%), lavar as mãos ao chegar da rua (55%), uso de máscaras ainda que eventualmente (40%), e distanciamento social/evitar contato físico desnecessário (31%).

Outra questão importantíssima – a atualização da carteira de vacinação – foi respondida positivamente: 91% dos entrevistados pretendem conferir sua carteira para ver se há necessidade de outras vacinas recomendadas, sendo a vacina da gripe a mais citada.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.