Ciência

Governo planeja construir nova usina nuclear no Brasil até 2031

Construção da quarta usina nuclear brasileira deve começar antes mesmo da conclusão de Angra 3, que teve obras iniciadas há 37 anos

09/11/2021, às 07:00

Governo planeja construir nova usina nuclear no Brasil até 2031

Fonte:  Eletronuclear/Divulgação 

Imagem de Governo planeja construir nova usina nuclear no Brasil até 2031 no tecmundo

O governo brasileiro está procurando um local para a construção do projeto da quarta usina nuclear do país, anunciou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O novo empreendimento deverá será incluído no Plano Decenal de Energia (PDE) 2031.

O ministro está em Glasgow (Escócia), onde participa da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP 26). Durante o evento, a energia termonuclear tem sido apontada como uma das soluções para a crise climática.

No entanto, críticos da energia nuclear afirmam que existem estudos que contestam as suas baixas emissões de gases de efeito estufa e alertam para os riscos de acidentes como os ocorridos em Chernobyl e, mais recentemente, Fukushima.

O anúncio ocorre no momento da pior estiagem dos últimos 91 anos no Brasil, que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Para suprir a demanda nacional, foi necessário acionar as usinas a gás, que possui uma maior pegada de carbono e gera uma energia elétrica mais cara para o consumidor.

Programa Nuclear Brasileiro

Obras de Angra 3 foram iniciadas há 37 anos. (Fonte: Eletronuclear/Divulgação)Obras de Angra 3 foram iniciadas há 37 anos. (Fonte: Eletronuclear/Divulgação)

O Programa Nuclear Brasileiro teve origem em 1975, quando o país assinou um acordo com Alemanha para a construção de oito reatores nucleares para geração de eletricidade. No entanto, os planos foram reduzidos para a realização de apenas três projetos, todos localizados em Angra dos Reis (RJ).

A primeira usina nuclear, Angra 1, entrou em operação em 1985, e a segunda usina, Angra 2, foi ativada apenas em 2001. As duas usinas são gerenciadas pela Eletrobras e geram 2 gigawatts (GW) de potência, o equivalente a 2% da capacidade de geração nacional de eletricidade. 

A terceira usina, Angra 3, começou a ser construída em 1984. A sua obra foi paralisada por diversas vezes, e enfrentou denúncias de corrupção e superfaturamento, que provocaram danos de R$ 400 milhões, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU). A construção da usina agora está prevista para terminar em 2026 e deve adicionar 1,4 GW ao sistema elétrico brasileiro.

De acordo com o Plano Nacional de Energia 2050, publicado no ano passado, o Brasil espera ter uma capacidade instalada de energia nuclear entre 8 GW e 10 GW nas próximas três décadas. O volume inclui a energia gerada por Angra 3 e pela nova usina anunciada recentemente.