Jeff Bezos anuncia construção de nova estação espacial privada

1 min de leitura
Imagem de: Jeff Bezos anuncia construção de nova estação espacial privada
Imagem: Blue Origin

A Blue Origin — empresa de Jeff Bezos — e a Sierra Space anunciaram na segunda-feira (25) seus planos de construir uma nova estação espacial: a Orbital Reef. O projeto, que será desenvolvido pelas duas empresas e apoiado pela Boeing, entre outras instituições privadas, deve ser entregue até 2023.

Um material promocional divulgado pela empresa afirma que a estação será um “parque empresarial de uso misto” no espaço e terá capacidade para 10 pessoas.

(Reprodução/Blue Origin)(Reprodução/Blue Origin)Fonte:  Blue Origin 

Em um comunicado à imprensa, a Blue Origin disse que o destino “oferecerá aos clientes de pesquisa, industriais, internacionais e comerciais os serviços de ponta a ponta competitivos que eles precisam, incluindo transporte espacial e logística, habilitação espacial, acomodação de equipamentos e operações.”

Em coletiva de imprensa para lançar a iniciativa, executivos da Blue Origin e da Sierra Space se recusaram a dar estimativa de custos de construção do projeto, embora ele pareça ter um grande financiamento de Bezos, que se comprometeu a gastar US$1 bilhão por ano na Blue Origin.

(Reprodução/Blue Origin)(Reprodução/Blue Origin)Fonte:  Blue Origin 

“Por 60 anos, a NASA e outras agências espaciais desenvolveram voos espaciais orbitais e a habilidade do espaço, preparando o terreno para o início dos negócios comerciais nesta década”, disse Brent Sherwood, executivo da Blue Origin. “Vamos ampliar o acesso, reduzir o custo e fornecer todos os serviços e comodidades necessários para normalizar o voo espacial.”

De acordo com a Blue Origin, a Orbital Reef voará a uma altitude de 500 quilômetros, um pouco acima da ISS, e seus habitantes terão 32 amanheceres e entardeceres diários e poderá acomodar até 10 pessoas em 830 metros cúbicos.

Projetos mais urgentes

(Reprodução/Blue Origin)(Reprodução/Blue Origin)Fonte:  Blue Origin 

A Blue Origin está com alguns projetos mais recentes e urgentes, que incluem aprimorar a nave New Shepard, que levou o bilionário Jeff Bezos ao espaço, o New Glenn, um foguete que pode colocar cargas e pessoas em órbitas, e um módulo de pouso lunar, apesar de ter perdido o contrato lunar para a rival SpaceX e estar processando a NASA para tentar reverter a situação.

A NASA está, atualmente, avaliando o futuro da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) após essa década. A agência tem um contrato com uma companhia chamada Axiom para desenvolver uma estação especial que inicialmente se acoplará à ISS e depois voará livremente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.