Designer cria dispositivo anticoncepcional masculino que usa ultrassom

1 min de leitura
Imagem de: Designer cria dispositivo anticoncepcional masculino que usa ultrassom
Imagem: COSO

Depois de ser diagnosticada com um câncer cervical, que os médicos atribuíram ao uso contínuo de pílulas anticoncepcionais, uma inventora alemã resolveu compartilhar a responsabilidade do planejamento familiar com seu parceiro. O resultado – um artefato baseado em ultrassom – acaba de ganhar o prêmio de design James Dyson Awards, conhecido mundialmente por incentivar estudantes a “projetar algo que resolva algum problema.”

No caso de Rebecca Weiss, a vencedora deste ano, o projeto foi uma espécie de tigela que “banha” os testículos e neutraliza os espermatozoides. Usado a cada duas semanas, o dispositivo inibe a movimentação dos velozes gametas masculinos, impedindo dessa forma que eles consigam fertilizar os óvulos após as relações sexuais.

Como utilizar o COSO?

Fonte: COSO/DivulgaçãoFonte: COSO/DivulgaçãoFonte:  COSO 

Chamado de COSO, o novo anticoncepcional é extremamente simples de usar: basta enchê-lo de água até a marca indicada, que deve ser definida previamente com um médico de acordo com o tamanho dos testículos. Depois é só ligar o aparelho para que a água atinja a temperatura operacional. Finalmente, o usuário abre as pernas e se senta para colocar a bolsa escrotal dentro do recipiente. O ultrassom continua por alguns minutos e pode ser monitorado por app.

Depois que o tratamento está concluído, o COSO desliga automaticamente. Embora o design do dispositivo seja de autoria de Rebecca Weiss, a tecnologia por trás da neutralização dos espermatozoides baseia-se em um estudo de 2012 da Fundação Parsemus, uma organização norte-americana que pesquisa a contracepção por ultrassom. Restrito por enquanto a animais, o procedimento é tido como viável em seres humanos, segundo estudos técnicos.

Além de receber um prêmio em dinheiro de US$45 mil, o equivalente a R$250 mil, Weiss ganhou reconhecimento e visibilidade para buscar investimentos para o seu projeto. A perspectiva é passar da fase de testes para a fabricação em massa de um dispositivo que, segundo a criadora, ajudará a resolver um problema "que afeta muitas outras mulheres" no mundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.