Calendário astronômico de outubro: atriz no espaço, meteoros e mais

3 min de leitura
Imagem de: Calendário astronômico de outubro: atriz no espaço, meteoros e mais
Imagem: Roscosmos/Divulgação

O mês de outubro chegou com uma com nova estrela no espaço: no dia 5, a atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko, ambos russos, embarcaram em um foguete — na cápsula Soyuz MS-19 — rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) para gravar o primeiro filme fora da Terra. Eles ficarão 12 dias por lá.

Confira os principais eventos astronômicos do mês de outubro a seguir.

6 de outubro:

  • Início da lua nova.

8 de outubro:

Chuva de meteoros Draconidas.Chuva de meteoros Draconidas.Fonte:  Mike Lewinski/Flickr/CC BY 2.0 

  • Chuva de meteoros Draconidas: o evento é anual e estará ativo de 6 a 10 de outubro. Ele atinge o pico durante a noite.

9 de outubro:

  • Encontro da lua com Vênus. A lua crescente passará a cerca de 3 graus ao norte de Vênus. É possível visualizar os dois acima do horizonte oeste após o pôr do sol.

14 de outubro:

  • Um  foguete Soyuz irá lançar 36 satélites em órbita para a constelação de satélites de Internet OneWeb. A missão, chamada OneWeb 11, vai decolar do Cosmódromo Vostochny, na Rússia.
  • Encontro da lua com Saturno. A lua crescente estará a cerca de 4 graus ao sul de Saturno no céu noturno.

15 de outubro:

A lua à esquerda, Saturno acima à direita e Júpiter logo abaixo, em dezembro de 2020.A lua à esquerda, Saturno acima à direita e Júpiter logo abaixo, em dezembro de 2020.Fonte:  NASA/Aubrey Gemignani 

  • Encontro da lua com Júpiter. A lua crescente oscilará cerca de 4 graus ao sul de Júpiter no céu noturno. Também será possível observar Saturno na conjunção.

16 de outubro:

Yulia Peresild, Anton Shkaplerov e Klim Shipenko.Yulia Peresild, Anton Shkaplerov e Klim Shipenko.Fonte:  Roscosmos/Divulgação 

  • A NASA lança a missão Lucy para estudar os asteroides troianos de Júpiter. Ela decola do Space Launch Complex-41, em Cabo Canaveral, na Flórida, em um foguete Atlas V da United Launch Alliance.
  • A cápsula Soyuz MS-18 retorna da ISS à Terra com os turistas espaciais russos que foram filmar no espaço e o cosmonauta Anton Shkaplerov. Eles pousarão no Cazaquistão.

20 de outubro:

Lua cheia, fotografada no Kennedy Space Center, na Flórida.Lua cheia, fotografada no Kennedy Space Center, na Flórida.Fonte:  NASA/Kim Shiflett 

  • Início da lua cheia de outubro, conhecida como "Lua Cheia do Caçador".

21 de outubro:

Foguete coreano Nuri.Foguete coreano Nuri.Fonte:  ????????? (Korea Aerospace Research Institute) 

  • A lua e Urano se aproximarão, passando a 1,3 graus um do outro. O planeta brilha com magnitude 5,7 e pode ser visto a olho nu à noite.
  • A Coreia do Sul lança seu novo foguete do Veículo Espacial Coreano 2 (KSLV-2), o Nuri. Será sua primeira tentativa de lançamento orbital do Centro Espacial Naro, carregando uma carga útil fictícia.
  • A chuva de meteoros Oriónidas, que está ativa durante todo o mês, atinge o pico entre 21 e 22 de outubro.

22 de outubro:

  • A empresa francesa Arianespace usará um foguete Ariane 5 ECA para lançar os satélites de  comunicações SES 17 e Syracuse 4A do Centro Espacial da Guiana próximo a Kourou (Guiana Francesa).

24 de outubro:

  • Mercúrio estará em maior elongação oeste. O planeta será visível acima do horizonte oriental, pouco antes do nascer do sol. Em 25 de outubro, Mercúrio atingirá seu ponto mais alto no céu da manhã.
  • A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) vai lançar um satélite (QZS 1R) substituto para o Sistema de Satélite Quasi-Zenith do país — um sistema GPS regional. Ele vai decolar na madrugada de 24 para 25 de outubro, do Centro Espacial Tanegashima, em um foguete H-2A.

28 de outubro:

  • Um foguete russo Soyuz vai lançar a espaçonave de reabastecimento de carga — Progress 79 — para a ISS. Ele vai decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

30 de outubro:

Raja Chari, Thomas Marshburn, Matthias Maurer e Kayla Barron.Raja Chari, Thomas Marshburn, Matthias Maurer e Kayla Barron.Fonte:  Robert Markowitz/Reprodução. 

  • Um foguete SpaceX Falcon 9 vai lançar uma espaçonave Crew Dragon na missão Crew-3. É o terceiro voo operacional de um astronauta para a ISS. A bordo estarão os astronautas da NASA Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn, e o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Matthias Maurer. Eles vão decolar do Kennedy Space Center, na Flórida.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.