Nobel de Física: Estudos sobre clima da Terra recebem prêmio de 2021

1 min de leitura
Imagem de: Nobel de Física: Estudos sobre clima da Terra recebem prêmio de 2021
Imagem: leeborn/Shutterstock

Pesquisas que ajudam a entender sistemas físicos complexos, como é o clima da Terra, foram os ganhadores do Prêmio Nobel de Física de 2021. Segundo a Fundação Nobel, instituição responsável pela premiação, a mensagem deste ano é que as previsões do aquecimento global estão baseadas em ciência sólida e confiável.

Três cientistas com pesquisas independentes foram os laureados. Metade da premiação de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões na cotação do dia) será dividida entre o meteorologista japonês Syukuro Manabe, pesquisador e professor na Universidade de Princeton (EUA), e o oceanógrafo alemão Klaus Hasselmann, do Instituto Max Planck para a Meteorologia (Alemanha).

Nobel de físicaOs ganhadores do prêmio Nobel de Física de 2021 (créditos: reprodução/Fundação Nobel)

Os dois cientistas foram escolhidos pelos estudos que permitiram quantificar a variabilidade do clima da Terra e confiavelmente prever o aquecimento global, segundo comunicado da Fundação Nobel.

A outra metade do prêmio irá para o físico italiano Giorgio Parisi, por suas pesquisas em sistemas complexos que ajudam a entender fenômenos que parecem ser completamente aleatórios, em escala atômica ou planetária.

“As descobertas reconhecidas neste ano demonstram que nosso conhecimento sobre o clima está sobre sólida fundação científica, com base em análises e observações rigorosas", afirmou Thors Hans Hansson, chefe do Comitê de Física do Nobel, no comunicado.

Neste ano, os premiados em cada categoria recebem uma medalha, um diploma e dividem um prêmio de 10 milhões de coroas suecas. Sediada na Suécia, a Fundação Nobel já distribuiu mais de 600 prêmios nas áreas de Medicina, Física, Química, Literatura e esforços pela paz desde 1901.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.