Aracnofobia: app de realidade aumentada ajuda a controlar o medo de aranhas

2 min de leitura
Imagem de: Aracnofobia: app de realidade aumentada ajuda a controlar o medo de aranhas
Imagem: Unibas
Avatar do autor

Pesquisadores da Universidade da Basileia, na Suíça, criaram um aplicativo que utiliza realidade aumentada para ajudar quem sofre de aracnofobia a controlar o medo. O funcionamento do app se baseia na terapia de exposição, criando uma aranha virtual para que as pessoas treinem os reflexos da fobia.

O medo de aranhas é uma das fobias mais comuns do mundo e atrapalha a vida de milhares de pessoas todos os dias. O medo descontrolado de aracnídeos pode fazer com que um indivíduo deixe de participar de qualquer situação que possa envolver esses animais, como uma ida ao zoológico ou em cômodos desconhecidos de uma casa.

O aplicativo funciona?

As aranhas criadas com esse aplicativo de realidade aumentada são bastante realistas (Fonte: Unibas/Divulgação)As aranhas criadas com esse aplicativo de realidade aumentada são bastante realistas (Fonte: Unibas/Divulgação)Fonte:  Unibas 

Nas fases iniciais de testes com o aplicativo – batizado de Phobys –, os pacientes demonstraram melhoras significativas na reação à exposição aos aracnídeos. Um grupo de 66 voluntários foi convidado para participar dos experimentos com o app, sendo que metade deles pode “exercitar” o medo de aranhas enquanto o restante permaneceu como grupo de controle.

Os voluntários que usaram o Phobys demonstraram uma reação de medo e aversão muito menor do que o grupo de controle quando foram expostos a uma aranha de verdade, segundo os resultados publicados em julho deste ano na revista científica Journal of Anxiety Disorders.

De acordo com os pesquisadores, os participantes “treinados” conseguiram chegar mais perto dos aracnídeos quando comparados ao grupo controle.

Contudo, os cientistas alertam que o app possui algumas restrições. Não é recomendado que pessoas menores de 16 anos utilizem o app, por exemplo. Além disso, apenas pessoas com um nível de aracnofobia leve ou mediano foram convidados para participar, sempre acompanhados de profissionais terapêuticos. Para os casos mais graves de aversão, a sugestão é recorrer a outros métodos.

Aplicativo disponível nas lojas

O Phobys possui 10 níveis de "dificuldade crescente" para aqueles que possuem o medo descontrolado de aranhas (Fonte: Unibas/Divulgação)O Phobys possui 10 níveis de "dificuldade crescente" para aqueles que possuem o medo descontrolado de aranhas (Fonte: Unibas/Divulgação)Fonte:  Unibas 

O Phobys já está disponível nas lojas de aplicativos da Apple e Android. Porém, antes de baixar leve em conta as recomendações mencionadas acima. Também é preciso mencionar que, embora o app seja gratuito, é preciso desembolsar o valor de US$ 5 (ou R$ 27,99) para desbloquear todas as suas funções.

O app tem uma interface muito parecida com um jogo e níveis de exposição são encarados como fases desse game. À medida que o paciente que sofre de aracnofobia vai superando medo nas dificuldades iniciais, pode avançar para situações em que a exposição é mais desafiadora.

Os pesquisadores responsáveis pelo aplicativo garantem que ele é seguro se utilizado da maneira recomendada. E também destacam a importância da tecnologia – mais especificamente a realidade aumentada – no tratamento de diversas condições, como a aracnofobia. A partir de agora, novos testes serão realizados para avaliar com mais exatidão os benefícios do app para o tratamento do medo incontrolável de aranhas.

ARTIGO Journal of Anxiety Disorders: doi.org/10.1016/j.janxdis.2021.102442