Meteoro ilumina a noite da Inglaterra e França; veja os vídeos

1 min de leitura
Imagem de: Meteoro ilumina a noite da Inglaterra e França; veja os vídeos
Imagem: Reprodução/ Solent Ships, YouTube

No último domingo (5), um meteoro "bola de fogo" iluminou a noite de ingleses e franceses e foi capturado em uma série de vídeos. Segundo os registros, o fenômeno aconteceu às 23:47h no Horário de Verão da Europa Central — 18:47 em Brasília.

O canal de YouTube Solent Ships, que normalmente acompanha a chegada de barcos no porto de Southampton — sul da Inglaterra —, conseguiu filmar com detalhes a ocasião.

Profissionais da Polícia Rodoviária do condado de Hampshire também pegaram o evento na câmera de uma viatura.

Já na costa francesa, o bólido foi detectado por uma webcam perto da barragem de Arzal, na Bretanha.

O programa de pesquisa participativa Vigie-Ciel Fripon calculou, com base em testemunhas, a trajetória do meteoro e afirma que ele veio do sul e acabou perto do Canal da Mancha; confira a previsão dos pesquisadores no gráfico abaixo.

Caminho formado com  550 observações; a pesquisa foi atualizada no dia 8  de setembroCaminho formado com  550 observações; a pesquisa foi atualizada no dia 8  de setembroFonte:  Reproduçao/Vigie-Ciel Fripon 

Jim Rowe, da Aliança de Bolas de Fogo do Reino Unido, afirmou em entrevista à BBC que o meteoro provavelmente tinha o tamanho de "uma mão cheia de pedras". Porém, também segundo a Vigie-Ciel Fripon, não houve a possibilidade de "sobrevivência" de um meteorito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.