Meteoro no Rio Grande do Sul transforma noite em dia; veja o vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Meteoro no Rio Grande do Sul transforma noite em dia; veja o vídeo
Imagem: Dr. Carlos Jung/Obs. Heller & Jung
Avatar do autor

Um meteoro transformou a noite em dia na costa do Rio Grande do Sul na última quinta-feira (03). O fenômeno astronômico aconteceu por volta das 19h09 (horário local) e foi registrado pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros e do Clima (BRAMON).

De acordo com a BRAMON, a passagem do astro foi capturada pela câmera dois da estação JJS no município de Monte Castelo, em Santa Catarina, e por várias câmeras da estação CFJ e do Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, no Rio Grande do Sul. Confira, a seguir, o vídeo do acontecimento.

Ainda segundo a BRAMON, foi possível detectar a trajetória do meteoro. Ele atingiu a atmosfera do nosso planeta em um ângulo de 57,3° e começou a brilhar a 75,9 km de altitude, 28 km a leste de Balneário Pinhal (RS).

Depois disso, o astro seguiu a 58,9 mil km/h na direção noroeste, percorreu 58,1 km em 3,6 segundos e depois desapareceu a 27 km de altitude, a 4 km da costa de Tramandaí (RS).

Fez a noite virar dia

O bólido, que segundo a Pontifícia Universidade Católica do RS é uma "luz emitida por um grande meteoroide ou asteroide ao explodir na atmosfera", foi tão intenso que clareou o céu mesmo durante o auge da noite. Confira, abaixo, um registro feito pelo Dr. Carlos Jung do Observatório Heller & Jung.

Meteoro no RS

Por último, a BRAMON explicou que de acordo com as análises iniciais, esse bólido deve ser um fragmento de rocha espacial de cerca de 25 cm e 33 kg de massa, que acabou vaporizado durante a entrada na atmosfera terrestre.