Ilha mais ao norte do mundo é descoberta no Ártico por expedição científica

1 min de leitura
Imagem de: Ilha mais ao norte do mundo é descoberta no Ártico por expedição científica
Imagem: Morten Rasch

Um grupo de exploradores e cientistas da Universidade de Copenhague (Dinamarca) que realizava uma expedição pelo extremo norte da Groenlândia, em julho, descobriu, por acaso, uma pequena ilha que pode ser o pedaço de terra localizado mais ao norte do planeta Terra.

A princípio, o achado estende as fronteiras do território da Groenlândia, região autônoma do Reino da Dinamarca.

IlhaIlha recém descoberta no Ártico (créditos: Morten Rasch)

“Descobrir uma nova ilha não era o nosso objetivo”, reconheceu à agência Reuters o diretor da estação de investigação do Ártico, Morten Rasch. O explorador polar explicou que o objetivo da expedição era tão somente coletar amostras onde pensavam ser a ilha mais ao norte do mundo: Oodaaq. Porém, alterações na cobertura de gelo revelaram que eles não apenas estavam 780 metros ao norte da ilha pesquisada, como pisavam em solo autônomo.

A nova ilha, ainda sem nome, tem uma área de apenas 30 por 60 metros e é constituída basicamente de pequenos amontoados de cascalho e silte (fragmentos finos de rocha) que podem ter sido empurrados do fundo do mar por uma grande tempestade. Com um relevo cuja altitude varia entre três a quatro metros acima do nível do mar, a formação insular é considerada por Rasch como uma "ilhota de vida curta".

Extremo norte

Em um comunicado à imprensa divulgado pela Universidade de Copenhague, Morten Rasch, que também é professor no Departamento de Geociências e Gestão de Recursos Naturais, explica que todos estavam certos de estar na ilha de Oodaaq, até então a mais setentrional do mundo. Mas, assim que ele postou as fotos e as coordenadas da ilha nas redes sociais, "vários caçadores de ilhas americanos piraram, e disseram que não poderia ser verdade".

UmanaqPaisagem na baía de Umanaq, no Ártico (créditos: Tetyana Dotsenko/Shutterstock)

Esses "caçadores de ilhas", em sua maioria aventureiros amadores que procuram formações insulares ainda desconhecidas, começaram a reagir de forma tão exaltada nas redes sociais, que Rasch e sua equipe decidiram recorrer a um especialista da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). Enquanto aguardavam a DTU, eles notaram que o GPS estava errado, e que já estavam longe de Oodaaq. "Expandimos ligeiramente o reino", brincou Rasch.

Agora, os pesquisadores pressionam as autoridades para que a ilha descoberta por eles seja chamada de “Qeqertaq Avannarleq”, que significa "ilha mais ao norte" na língua groenlandesa. Pelo menos até que ela desapareça em uma próxima tempestade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.