Quantas luas existem no Sistema Solar? Semana #AstroMiniBR

5 min de leitura
Imagem de: Quantas luas existem no Sistema Solar? Semana #AstroMiniBR
Imagem: Elena11/Shutterstock
Avatar do autor

Todo sábado, o TecMundo e o #AstroMiniBR reúnem cinco curiosidades astronômicas relevantes e divertidas produzidas pelos colaboradores do perfil no Twitter para disseminar o conhecimento dessa ciência, que é a mais antiga de todas!

Nesta semana, vamos conhecer mais sobre o movimento dos planetas, as luas do sistema solar, as cores nas imagens astronômicas e os exoplanetas. Vamos lá?

#1:  Urano, você está bem?

Você já se perguntou como os planetas giram? Agora você consegue saber! Na animação conseguimos ver como os outros planetas do sistema solar realizam o processo de rotação, mesmo processo pelo qual a Terra passa e define o dia e a noite. Basicamente, ao rodar em volta de um eixo, os planetas possuem uma face virada para o Sol. Essa fase será dia e a outra será à noite.  Não é por coincidência, mas a maioria dos planetas possuem eixos de rotação mais ou menos alinhados. Isso acontece pela conservação do momento angular da nuvem protoplanetária. Todo o nosso sistema solar nasceu de uma nuvem que girava. Ao colapsar, essa nuvem formou uma estrela, nosso Sol, e um disco. E do disco nasceram os planetas. Então todos devem possuir um eixo de rotação alinhado. Entretanto, com interações e colisões com outros corpos, esses eixos ficam levemente deslocados. Em casos extremos, como o de Urano, as colisões podem alterar significativamente a rotação do planeta!

#2: Quantas luas existem no Sistema Solar?

Existem outras luas no sistema solar além da nossa Lua! Na verdade, é bem comum que planetas possuam satélites, assim como a Terra. Na verdade é tão comum, que alguns planetas possuem várias luas! Os planetas internos, Mercúrio e Vênus, não possuem satélites naturais. Nosso vizinho, Marte, possui duas luas: Fobos e Deimos. Já os planetas externos, por serem maiores, possuem um número bem maior de luas. Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, possui 79 luas. Saturno, que está na liderança nesse quesito, tem 82 luas. Urano tem 27 e por último, Netuno tem 14 luas. Uma curiosidade que poucos sabem: satélites naturais de outros planetas também são chamados de “luas”, mas com “l” minúsculo. Já o nosso satélite natural se chama Lua, com “l” maiúsculo!

#3: Essa foto é real?

Amantes de astronomia de todas as idades, uma vez ou outra se perguntam “essa foto tem cor artificial ou real?”. Usar cores artificiais em astronomia é um recurso comum. Primeiro porque muitas das imagens estão em comprimentos de onda que o olho humano não enxerga, então precisamos de cores artificiais para enxergar os dados, naturalmente. Além disso, cores artificiais ajudam a realçar contrastes. Entretanto, vale ressaltar que mesmo que as imagens sejam coloridas artificialmente, os dados são reais e o que estamos vendo é real! Mas, caso você tenha se perguntado, podemos ver acima como Saturno parece em cores naturais! A atmosfera do planeta é composta por gelo de amônia e gás metano, o que tem essas cores pastéis. Além disso, o ponto escuro é uma das luas do planeta, Encéladus. Você consegue encontrar mais informações aqui.

#4: Qual movimento dos planetas dentro do Sistema Solar

Como é o movimento de outros planetas no Sistema Solar? Assim como a Terra, outros planetas possuem vários movimentos, sendo os dois principais o de rotação e translação. Rotação é o nome do movimento quando o planeta gira como um peão ao redor de si mesmo. Translação é o nome do movimento quando o planeta gira em torno do Sol. Rotação define dia e noite, como na Terra. Enquanto translação define a duração de um ano. Na astronomia usamos a duração dos dias e dos anos da Terra como referência comparativa. Algumas coisas são impressionantes, com o fato da duração do dia em Júpiter ser apenas de 10h. Ou seja, o maior planeta do Sistema Solar gira mais rápido que a Terra. Outro fato interessante é que Netuno leva 165 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol! Isso se dá pelo fato de que o planeta está mais distante do Sol, então é natural.

#5: Já viu um planeta fora do Sistema Solar?

Já ouviu falar em exoplanetas?! O prefixo exo diz respeito ao fato de serem planetas fora do Sistema Solar. Hoje conhecemos cerca de 4.000 planetas que orbitam outras estrelas! Algumas parecidas com o Sol, outras nem tanto. Existem diferentes técnicas de detecção desses planetas. Algumas envolvem estudar a luz da estrela hospedeira, outras o movimento. Entretanto, observar os exoplanetas diretamente é mais complicado. Você já tentou observar o céu estrelado perto de uma cidade grande? A luz da rua ofusca a luz das estrelas. O mesmo acontece quando tentamos observar outros planetas em outros sistemas planetários. A luz das estrelas ofuscam a luz dos planetas. Então, para conseguirmos observar o planeta nós precisamos tapar a luz da estrela, e é isso que está acontecendo no gif. Ao taparmos a luz da estrela conseguimos observar o planeta (pequeno ponto em movimento). Com o passar dos anos conseguimos mapear como é a sua órbita!