BMW cria sistema de recarga elétrica solar para carros no Brasil

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Imagem: BMW Group Brasil/Divulgação

O BMW Group Brasil anunciou a criação de uma estação de recarga para veículos elétricos alimentada por energia solar. O equipamento é desconectado do sistema elétrico de distribuição elétrica e funciona como alternativa para eventuais problemas com abastecimento de energia.

O projeto experimental foi realizado por uma equipe da montadora em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Grupo Solvi, que coleta as baterias usadas nas concessionárias da montadora, e da empresa brasileira Energy Source, especializada na fabricação de sistemas de armazenamento de energia com baterias usadas.

A proposta foi considerada um dos cinco melhores projetos do programa mundial de Inovação e intraempreendedorismo, promovido pela matriz global da BMW na Alemanha, durante o último mês de abril.

“O futuro da mobilidade premium será elétrico e o desenvolvimento de uma infraestrutura é essencial”, afirma Márcio Fonseca Filho, diretor de suporte ao cliente da BMW Brasil. Com o projeto, o executivo afirma que a empresa pode oferecer uma solução ecológica para os clientes abastecerem as baterias de alta voltagem de maneira limpa.

Estação de recarga

Estações de recarga utilizam sol para ter energia limpa e não depender de rede pública elétrica. (Fonte: BMW Group Brasil/Divulgação)Estações de recarga utilizam sol para ter energia limpa e não depender de rede pública elétrica. (Fonte: BMW Group Brasil/Divulgação)Fonte:  BMW Group Brasil/Divulgação 

A estação de carregamento possui oito conjuntos de painéis solares para converter a energia do sol em eletricidade. A energia gerada é armazenada em um banco de baterias usadas, formado por seis módulos. O equipamento é acoplado a um inversor que monitora a energia produzida e alimenta veículos elétricos utilizando um carregador BMW Wallbox.

As baterias usadas e retiradas de diferentes unidades do BMW i3, primeiro modelo totalmente elétrico vendido no Brasil, foram reutilizadas para a criação do sistema. O automóvel tem uma bateria de alta voltagem dividida em módulos, o que permite a troca individual de cada módulo em eventual necessidade de reparo.

Os primeiros testes realizados aumentaram em 100km a autonomia de um veículo elétrico com duas horas de recarga. Novos experimentos estão sendo planejados para aumentar a capacidade de armazenamento de energia e diminuir o tempo de recarga. De acordo com a BMW, o resultado permite instalar unidades móveis de recarga em eventos ou em locais distantes, sem acesso à rede elétrica pública.

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