Chuvas de meteoros acontecem nesta madrugada em todo o Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Chuvas de meteoros acontecem nesta madrugada em todo o Brasil
Imagem: Reprodução/Asim Patel
Avatar do autor

Durante a madrugada de hoje (29/07 – 30/07), quem estiver acordado poderá aproveitar um espetáculo e tanto ao olhar para "cima". As chuvas de meteoros Delta Aquáridas do Sul e Alfa Capricórnidas, iniciadas no começo de julho, atingirão seus picos — e será possível observar de 20 a 30 viajantes espaciais por hora a olho nu de todo o Brasil.

É preciso torcer para que as condições climáticas da região onde a pessoa se encontra se mantenham adequadas à exibição cósmica, já que o céu nublado pode atrapalhar as coisas. Aliás, devido ao brilho da Lua saindo da fase cheia, paciência adicional para se enxergar rastros e até pequenas bolas de fogo não está fora de cogitação.

Tanto as noites de hoje quanto de amanhã serão contempladas pelas chuvas de meteoros. Basta, a partir das 21h, olhar para leste (direção em que o sol nasce) e dedicar a atenção ao horizonte, acima de nosso satélite natural.

Chuvas de meteoros atingem pico nesta madrugada.Chuvas de meteoros atingem pico nesta madrugada.Fonte:  Reprodução/NASA 

Como assistir à chuva de meteoros?

Locais com menor poluição luminosa são os que oferecem o ambiente ideal para a observação. De todo modo, caso queira ver a chuva de meteoros, prepare um cantinho confortável, proteja-se do frio e espere ao menos 20 minutos para que seus olhos se acostumem à escuridão.

Por fim, talvez seja interessante deixar seu smartphone de lado, já que os visitantes aparecem sem aviso e logo desaparecem. Havendo um pedido, por que não fazer? Diz a tradição que ele se realizará — e chances para encaminhá-lo aos astros, desta vez, não vão faltar.

Fontes