Câmeras registram meteoro explodindo no céu nesta semana

1 min de leitura
Imagem de: Câmeras registram meteoro explodindo no céu nesta semana
Imagem: RAMMB/NASA

Na madrugada desta quarta-feira (14), a explosão de um meteoro que fez passagem pelo litoral sul da Bahia foi registrada por 15 câmeras da Clima ao Vivo e da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

O fenômeno foi observado em cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal. Segundo a BRAMON, o bólido explosivo foi completamente vaporizado na atmosfera. Confira os registros a seguir:

A Rede de observação diz que a explosão de meteoros já é esperada para o fim do mês de julho e aumentou bastante nos últimos dias. Neste caso, porém, o que chamou atenção foi a "trilha persistente" — rastro ionizado que permanece no céu após a passagem do meteoro — por ser um indicativo da grande energia dissipada na atmosfera. O bólido foi tão luminoso que chegou a ser registrado pelo Satélite GOES-16, que fica a 32 mil quilômetros de distância da Terra.

Momento em que a explosão do meteoro foi registrada pelo Satélite GOES-16.Momento em que a explosão do meteoro foi registrada pelo Satélite GOES-16.Fonte:  RAMMB/NASA 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.