NASA exibe caminhada espacial ao vivo neste domingo (20)

1 min de leitura
Imagem de: NASA exibe caminhada espacial ao vivo neste domingo (20)
Imagem: Reprodução/Thomas Pesquet

Apenas quatro dias após a última aventura do tipo, Shane Kimbrough, astronauta da NASA e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), realizarão uma caminhada espacial no próximo domingo (20) — e tudo será transmitido ao vivo para quem quiser conferir a empreitada.

O objetivo é dar continuidade à instalação de painéis solares na Estação Espacial Internacional (ISS), o que garantirá a atualização do sistema de energia da estrutura em órbita.

Para que nada dê errado, ambos, além de Megan McArthur e Mark Vande Hei, engenheiros de voo da entidade norte-americana, dedicaram parte da quinta-feira (17) à checagem de dispositivos essenciais para o sucesso da operação.

Tais cuidados fazem a diferença. Afinal, na quarta-feira (16), Kimbrough teve de retornar à câmara de descompressão cerca de três horas depois de sua "saidinha", uma vez que o traje que utilizava apresentou problemas.

De todo modo, investigações possibilitaram o conserto das falhas, e o astronauta foi autorizado a retornar à missão. Depois, compartilhou fotos impressionantes, como a vista abaixo.

Astronauta compartilhou cliques de caminhada espacial.Astronauta compartilhou cliques de caminhada espacial.Fonte:  Reprodução/Shane Kimbrough 

Prepare a pipoca (ou o café)

Espera-se que, depois de instalados, os novos dispositivos, chamados iROSAs, gerem 20 quilowatts de eletricidade cada, apoiando as oito "asas" mais antigas, que, recentemente, começaram a produzir menos recursos. Com a implementação, graças à combinação de poderes, o suprimento elétrico da ISS aumentará de 20% a 30%.

Por fim, além de atenderem às necessidades atuais e futuras da estação, os painéis solares servirão como um teste para o que será utilizado pela Artemis Gateway, missão de volta da humanidade à Lua. A expectativa é de que, neste caso, sejam implantados remotamente.

Instalação é feita fora da ISS.Instalação é feita fora da ISS.Fonte:  Reprodução/Shane Kimbrough 

A cobertura da próxima caminhada espacial, que durará entre seis e sete horas, começa no dia 20/06 às 7h30 (horário de Brasília). Preparativos se iniciam por volta das 9h, e uma série de câmeras, algumas ligadas aos próprios astronautas, fornecerá imagens em tempo real.

Especialistas explicarão cada etapa, e áudios dos aventureiros e de equipes na Terra também serão ouvidos. Basta ativar o despertador e, assim que acordar, clicar no player abaixo.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.