Cientistas descobrem 'coquetel' de exercícios para a longevidade

Imagem de: Cientistas descobrem 'coquetel' de exercícios para a longevidade
Imagem: Unsplash

Uma equipe de pesquisadores liderada pela Universidade Caledônia de Glasgow (CGU), no Reino Unido, descobriu o “coquetel” ideal de atividades físicas para uma vida mais longa. Segundo eles, é necessário fazer três minutos de exercícios moderados a vigorosos ou 12 minutos de atividade física leve para cada hora que você passar sentado.

O artigo publicado recentemente no British Journal of Sports Medicine teve como base a análise dos dados de outras seis pesquisas anteriores. Nessas investigações, que incluem dados de 130 mil adultos dos Estados Unidos, Reino Unido e Suécia, os cientistas haviam verificado o impacto de um ou outro tipo de exercício isoladamente.

Ao monitorar as informações, eles descobriram que fazer 30 minutos de atividade física diariamente reduz as chances de morte precoce em até 80%, se a pessoa passar menos de sete horas por dia sentada.  Mas o efeito é nulo para quem fica de 11 a 12 horas sentado.

Deslocar-se de bicicleta ou a pé é uma boa alternativa para se exercitar.Deslocar-se de bicicleta ou a pé é uma boa alternativa para se exercitar.Fonte:  Unsplash

O estudo da CGU chegou a tal conclusão usando a técnica de análise composicional para descobrir como diferentes combinações de atividades afetam a mortalidade. Eles levaram em conta exercícios moderados a vigorosos, atividade física leve e comportamento sedentário.

Reduzindo as chances de morte em 30%

Coliderada pelo professor da Universidade Federal de Pelotas Pedro Hallal, a pesquisa indicou ao menos três combinações de atividades para uma maior longevidade. Conforme os cientistas, elas reduzem em até 30% a chance de morte precoce.

Para quem fica 11 horas sentado, são indicados 55 minutos de exercícios físicos e quatro horas de atividade física leve. Já as pessoas que passam cerca de 10 horas sentadas, devem fazer 13 minutos de exercícios físicos e cinco horas e meia de atividades leves.

A terceira combinação é para uma média de 9,7 horas por dia sentado. Recomenda-se três minutos de exercícios físicos e seis horas de atividades leves, incluindo trabalhos domésticos e brincadeiras com as crianças.