Ficar muito tempo sentado faz com que você viva menos

1 min de leitura
Imagem de: Ficar muito tempo sentado faz com que você viva menos

É sempre bom evitar ficar muito tempo sentado, independente da idade (Fonte da imagem: Reprodução/Thinkstock)

O Instituto Sax da Austrália divulgou este ano um estudo que pode deixar muitas pessoas em alerta: ficar várias horas sentado por dia pode diminuir a sua expectativa de vida — mesmo que você não seja tão sedentário assim e ainda pratique exercícios.

Segundo o site Mashable, o estudo acompanhou mais de 200 mil australianos, com idade de 45 anos ou mais, durante quatro anos. Entre os dados analisados, foi apontado que aqueles que ficavam sentados por pelo menos 11 horas por dia tiveram um risco 40% maior de morrer nos próximos três anos do que os participantes que se sentavam por menos de quatro horas por dia.

Tal resultado ainda foi ajustado seguindo fatores como idade, peso, atividade física e estado geral de saúde. Outro dado alarmante diz que, aparentemente, os adultos não só trabalham como passam 90% do tempo livre sentados.

Ainda de acordo com as informações coletadas pelo estudo, os exercícios físicos (que, indiscutivelmente, trazem diversos benefícios) não tiram todo o risco trazido pelo costume de ficar várias horas em uma cadeira.

Riscos para todas as idades

Mesmo que o estudo do Instituto Sax da Austrália envolvesse apenas adultos com mais de 45 anos, saiba que os riscos de se ficar muito tempo sentado atinge várias as idades.

Mesas que se levantam e te deixam em pé são uma boa opção para ficar na frente do computador de uma forma saudável (Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Um artigo publicado pela Men’s Health apontou que aqueles que passam a maior parte do tempo em uma cadeira têm 54% a mais de chance de morrer de ataques cardíacos. Tal resultado foi obtido a partir de uma análise dos estilos de vida de mais de 17 mil pessoas de ambos os sexos e com mais de 13 anos.

Ainda segundo o artigo, esta estatística continuava verdadeira mesmo que os participantes não fossem fumantes ou fizessem exercícios regulares.

Fonte: Mashable, The Atlantic e Mens Health

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.