Foguete descontrolado: saiba como acompanhar trajetória e onde ele cairá

1 min de leitura
Imagem de: Foguete descontrolado: saiba como acompanhar trajetória e onde ele cairá
Imagem: CASC/Reprodução

Os restos do foguete chinês Long March 5B devem cair na Terra neste sábado (8). Para ajudar no mistério sobre o horário e onde ele deve cair, organizações e especialistas estão fornecendo ferramentas e divulgando informações sobre o assunto.

Esse é o caso do Comando Espacial dos Estados Unidos, que está atualizando seu site Space Track com detalhes de rastreio sobre os objetos. Em sua última atualização, o site mostra que o foguete fazer a reentrada na Terra às 20h13 (horário de Brasília), possivelmente em uma latitude de 38.1º ao norte e longitude de 62.5º ao leste.

A Aerospace Corporation também está fazendo esse trabalho em suas redes sociais. No Twitter e no Medium oficiais da entidade estão sendo publicados detalhes e previsões sobre a reentrada na atmosfera do Long March 5B.

Long March 5B

Jonathan McDowell, astrônomo do Centro para Astrofísicos, também falou sobre o assunto. Em entrevista ao site The Atlantic, o especialista afirmou que as previsões de locais de queda do foguete não são exatas, mas que apesar disso "não precisamos ficar em pânico". Ele também está esclarecendo mais sobre o assunto em seu perfil no Twitter.

Gianluca Masi, observador amador, irá realizar uma transmissão diretamente de Roma, caso a reentrada do foguete seja visível. O streaming com as imagens do telescópio de Masi começa às 23h40 (horário de Brasília) desta sexta-feira (7) e pode ser acessado por aqui.

Sobre o foguete

O foguete Long March 5B impulsionou aos céus 3 módulos da futura Estação Espacial Chinesa em 28 de abril. Depois de colocar o módulo Tianhe em órbita, o impulsionador se separou dele, contudo, o primeiro estágio do Long March 5B também foi parar no espaço por algum erro.

Apesar de existir a expectativa de que parte do material se desintegre na reentrada na atmosfera da Terra, outra parte considerável deve se chocar com o planeta. Mesmo com a possibilidade de que uma área populosa seja atingida, as chances para isso acontecer são baixas. Especialistas afirmam que os objetos devem cair mesmo no oceano ou em regiões desabitadas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.