Calendário astronômico de maio: 'superlua de sangue', meteoros e mais!

2 min de leitura
Imagem de: Calendário astronômico de maio: 'superlua de sangue', meteoros e mais!
Imagem: Lua de sangue. Fonte: Pixabay.

Este mês promete ser agitado no espaço. O calendário astronômico de maio tem, entre outros fenômenos, lua de sangue, chuva de meteoros, lançamento de dezenas de satélites de diferentes companhias e um rover chinês pousando em Marte. Confira as datas a seguir.

4 de maio:

  • Conjunção da lua com Júpiter: a lua minguante oscilará cerca de 4 graus ao sul de Júpiter no céu do amanhecer.
  • É comemorado o Star Wars Day ("May the Fourth be with you").
  • A chuva de meteoros Eta Aquarid, que começou em abril e segue ativa até o final de maio, atinge o pico durante a noite de 4 para 5 de maio.

Chuva de meteoros será mais intensa na madrugada de 5 de maio.Chuva de meteoros será mais intensa na madrugada de 5 de maio.Fonte:  Pixabay 

11 de maio:

  • Começa a lua nova às 16h01 – horário de Brasília.

15 de maio:

16 de maio:

17 de maio:

  • Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará o quinto satélite do Sistema Infravermelho com Base no Espaço (SBIRS GEO 5) da Força Espacial dos Estados Unidos. O lançamento será feito na estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida e será possível assistir ao vivo.

O satélite SBIRS GEO-5 aguarda lançamento.O satélite SBIRS GEO-5 aguarda lançamento.Fonte:  Lockheed Martin Corp 

26 de maio:

  • A lua cheia de maio terá início às 08h14 - horário de Brasília. Será a "superlua" mais próxima da Terra de 2021. Nesta noite também haverá um eclipse lunar total, conhecido como "lua de sangue". O fenômeno será visível da Austrália, de parte do oeste dos Estados Unidos, oeste da América do Sul e sudeste asiático.

27 de maio:

  • A empresa francesa Arianespace usará um foguete Soyuz para lançar 36 satélites em órbita. Eles farão parte da constelação de Internet OneWeb, que pretende fornecer internet para o mundo todo em um futuro próximo. A missão, chamada OneWeb 7, vai decolar do Cosmódromo de Vostochny, na Sibéria. Assista ao vivo.

30 de maio:

Outros lançamentos em maio:

  • Um foguete Falcon 9 da SpaceX irá lançar 60 satélites Starlink para a rede de banda larga da empresa na missão Starlink 25. O lançamento será feito do complexo de lançamento 39A, no Kennedy Space Center, base da NASA na Flórida. Assista ao vivo.
  • O veículo indiano GSLV-F10 para lançamento de foguetes de órbita geoestacionária – igual à da Terra –, deve lançar em maio o GiSAT 1, satélite que  será capaz de fornecer imagens quase em tempo real. O lançamento será feito do Satish Dhawan Space Center, em Sriharikota, na Índia.
  • O rover chinês Tianwen-1, que está orbitando Marte desde fevereiro, irá pousar no planeta vermelho em maio.
  • A China irá lançar de um foguete Longa Marcha 7 a espaçonave de carga Tianzhou 2. A nave fará a primeira missão de delivery para a estação espacial chinesa. O lançamento será no Wenchang Space Launch Center, localizado na província de Hainan, na China.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.